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CONTRIBUIÇÕES DO TRABALHO SOCIAL COLOMBIANO À EDUCAÇÃO POPULAR COM IDOSOS(AS) NA AMAZÔNIA BRASILEIRA

RESUMO:

Este artigo é resultado de uma Investigação-Ação Participativa realizada durante um estágio profissional de Serviço Social da Universidad Nacional de Colombia nas atividades pedagógicas do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará em uma Instituição de longa permanência para idosos (ILPI) na cidade de Belém-Brasil. Tem como objetivo refletir criticamente e socializar os aportes teórico-metodológicos que se realizaram a partir do Serviço Social Colombiano à Educação Popular com Idosos(as) na cidade de Belém-Brasil. Para tanto, expõem-se as metodologias e técnicas participativas (a cartografia social e a árvore de problemas) como um diálogo transdisciplinar entre o Serviço Social Colombiano e a Educação Popular, que permite que se formem cenários de conscientização popular com pessoas da terceira idade de Belém. Os resultados atualizam o debate sobre a Educação Popular e a Investigação-Ação Participativa, evidenciando sua vigência junto a um segmento populacional pouco investigado nos estudos educacionais, os idosos tutelados pelo Estado.

Palavras-chave:
Serviço Social; Educação Popular; Investigação-Ação Participativa; Árvore de Problemas; Cartografia Social

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