Acessibilidade / Reportar erro

RESISTIR E ESPERANÇAR: OS DESAFIOS À GESTÃO UNIVERSITÁRIA EM TEMPOS SOMBRIOS1 1 Saudação à professora professora Daisy Moreira Cunha e ao professor Wagner Ahmad Auarek, que deixaram a Direção da Faculdade de Educação da UFMG, e às professoras Andrea Moreno e Vanessa Ferraz Almeida Neves que assumiam o cargo em cerimônia realizada no dia 04 de maio de 2022.

RESIST AND HOPE: THE CHALLENGES OF UNIVERSITY MANAGEMENT IN DARK TIMES

RESISTIR Y ESPERANZAR: DESAFÍOS DE LA GESTIÓN UNIVERSITARIA EN TIEMPOS OSCUROS

RESUMO:

O texto é uma saudação às colegas e aos colegas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais que, em tempo tão difíceis, aceitaram nos conduzir, assumindo a gestão da instituição nos quadriênios 2018-2022 e 2022-2026. Tarefa difícil, mas necessária e estruturante, a gestão universitária tem sido considerada por muitos como um enorme fardo ou, por outros, como uma carreira que os distancia da sala de aula e os aproxima do poder. Mas, há também aqueles e aquelas que assumem a gestão como um desafio democrático e solidário para que a universidade seja um espaço acadêmico e científico em que docentes, técnicos administrativos em Educação e discentes construam sentidos de vida, para a vida e para o país. Chama-se a atenção, também, para o fato de que, no momento atual, ao desafio democrático soma-se o do enfrentamento do negacionismo, do obscurantismo e do medo que, sob o atual governo, transformaram-se em políticas de Estado. Mas, como em outros momentos, as luzes da aurora, como nos lembrava Drummond, hão de aparecer e tingir nossas manhãs com as cores da vida e da alegria.

Palavras-chave:
Educação; Gestão Universitária; Política

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br