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O LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE LEITORES1 1 Pesquisa financiada pela FAPESC/2010 e CNPq (edital universal)/2010.

LITERACY TEXTBOOKS AND READER'S EDUCATION

RESUMO:

O objetivo deste artigo é investigar como o livro didático aborda o texto literário, visando identificar a concepção de literatura que permeia as atividades organizadas no livro e os gêneros textuais que são mais privilegiados. Este artigo apresenta a análise de cinco livros indicados pelo PNLD/2010BRASIL. Apresentação. In: BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2010. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2009. para os alunos que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental, alunos de 6 anos. Adotaram-se como procedimentos metodológicos: a) construção de um roteiro de análise que especificasse os aspectos físicos e organizacionais dos livros; b) adaptação da tabela construída por Kaufman e Rodríguez (1995KAUFMAN, A. M.; RODRÍGUEZ, M. H. Escola, leitura e produção de textos. Tradução de Inajara Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, 1995.) para identificar os gêneros textuais selecionados pelos livros didáticos. Dos cinco livros analisados, dois deles mantêm uma preocupação explícita com a formação de leitores, respeitando a função estética do texto literário, adotando como concepção a literatura fruitiva; três dos livros analisados afastam-se dessa concepção e exploram o texto literário como pretexto para ensino da língua.

Palavras-chave:
Livro Didático; Literatura fruitiva; Formação de leitores;

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