Acessibilidade / Reportar erro

PLATAFORMIZAÇÃO DA APRENDIZAGEM E O PROTAGONISMO DE HUMANOS E NÃO HUMANOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS1 1 Artigo publicado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Brasil para os serviços de edição, diagramação e conversão de XML.

PLATAFORMIZACIÓN DEL APRENDIZAJE Y EL PROTAGONISMO DE HUMANOS Y NO HUMANOS EN LAS PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS

RESUMO:

As políticas e práticas educacionais de intervenção no contexto pandêmico e pós-pandêmico passam a privilegiar o processo educacional com foco nas plataformas digitais e na personalização da aprendizagem em redes. O objetivo do artigo é apresentar o protagonismo de humanos e não humanos nas práticas pedagógicas a partir dos olhares de docentes e profissionais técnico-pedagógicos da Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Utilizamos o método da pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório, descritivo e analítico. Os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms, por meio de um questionário multitemático. O universo da pesquisa abrangeu 19.473 professores efetivos e prestadores de serviço no período de 9 a 21 de dezembro de 2021. Concluímos que, para além dos debates, teorias e métodos da Educação a Distância e da Educação On-line, é necessário reinventar processos de ensino-aprendizagem por meio das plataformas (não humanos) alterando significativamente as maneiras de pesquisar, ensinar, produzir e difundir conhecimentos. As práticas pedagógicas instituídas pelas plataformas digitais são atividades com as quais os agentes humanos e não humanos atuam em conjunto, enredados, interagindo e formando alianças e vínculos, a partir de determinadas atividades instituídas e organizadas. Ainda que subutilizadas em suas potencialidades educativas, o uso das plataformas digitais trouxe a percepção de que não é possível pensar em uma educação que exclua a internet e as tecnologias digitais.

Palavras-chave:
educação; práticas pedagógicas; sociomaterialidade; plataformização da educação

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br