Acessibilidade / Reportar erro

UM ESCAFANDRISTA ENTRE OS ANATOLIANOS: OS ESCRITOS DE PRIMITIVO MOACYR1 1 Artigo publicado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Brasil para os serviços de edição, diagramação e conversão de XML.

UNA ESCAFANDRISTA ENTRE LOS ANATOLIANOS: LOS ESCRITOS DEL PRIMITIVO MOACYR

RESUMO:

O ensino publico no Congresso Nacional. Breve Notícia, livro inaugural de Primitivo Moacyr, foi publicado em 1916. Nosso trabalho investiga as condições de produção deste livro, seguindo a trajetória iniciada com as crônicas no Jornal do Commercio em 1915. Funcionário da Câmara dos Deputados e responsável pela organização dos Documentos Parlamentares, Moacyr lançou mão dessa posição para se colocar no cenário da imprensa brasileira e no ambiente intelectual tratando de um tema que ganhava projeção e sobre o qual pouco ou quase nada havia de estudos: o debate sobre o ensino público entre os parlamentares. As análises foram desenvolvidas sob o arcabouço dos trabalhos da história da educação na interface com a história dos impressos, da imprensa, do livro e da leitura, produzidas pela historiografia internacional e nacional, e de contribuições teórico-metodológicas da história política de Sirinelli (2003)SCHELBAUER, Analete; MACHADO, Maria Cristina. A instrução pública nos documentos parlamentares: fontes para a História da Educação brasileira (1891-1928). Revista HISTEDBR On Line, n. 10, p. 1-15, 2003.. Dentre as condições aqui apresentadas, destacamos o trabalho de Moacyr como redator dos debates parlamentares e a relação entre os homens da Câmara e do jornalismo brasileiro. As redes de sociabilidades nas quais estava inserido garantiram produtivos vínculos sociais e profissionais, e a tensão política em torno do governo Hermes da Fonseca alimentava as críticas às reformas, em especial a Reforma Rivadávia, um dos assuntos abordados no livro. Concluímos com algumas motivações que teriam levado Moacyr à escolha da instrução pública como tema para os seus trabalhos.

Palavras-chave:
Primitivo Moacyr; ensino público; Jornal do Commercio; Documentos Parlamentares; sociabilidades

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br