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O CIVISMO NO ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS AUTORITÁRIOS NO ESPÍRITO SANTO (1937-1945 E 1964-1985)

CIVILITY IN TEACHING HISTORY IN AUTHORITARIAN TIMES IN ESPÍRITO SANTO (1937-1945 AND 1964-1985)

EL CIVISMO PARA LA ENSEÑANZA DE LA HISTORIA EN TIEMPOS AUTORITARIOS EN ESPÍRITO SANTO (1937-1945 E 1964-1985)

RESUMO:

Analisa contornos atribuídos ao civismo no ensino de História no Espírito Santo durante a ditadura do Estado Novo (1937-1945) e o regime civil-militar (1964-1985). As fontes analisadas compreendem o conjunto de documentos produzidos e/ou que circularam em escolas públicas capixabas. Parte do pensamento de Bloch (2001) e Ginzburg (2002, 2007) para a interrogação das fontes. Das expectativas oficializadas nas prescrições observa-se, por um lado, a intervenção do Estado no que se refere ao ensino de História nas escolas e, por outro, a ênfase ao civismo e patriotismo materializados nesses documentos. Porém, no caso específico das escolas capixabas, há indícios de práticas distintas do prescrito para o Ensino de História, como as críticas dos professores às propostas curriculares, a defesa por um ensino de História reflexivo e instigante, além dos concursos de bolo e aulas de corte e costura, que revelam modos plurais de se pensar e ensinar História em tempos autoritários.

Palavras-chave:
Civismo; Ensino de História; Estado Novo; Ditadura Civil-militar

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