Acessibilidade / Reportar erro

ENTRE A FRUIÇÃO DO PRESENTE E O INVESTIMENTO NO FUTURO: PRÁTICAS EXTRACURRICULARES ESTUDANTIS EM COLÉGIOS PRIVADOS

BETWEEN PRESENT'S FRUITION AND INVESTMENTS IN THE FUTURE: STUDENTS' EXTRACURRICULAR PRACTICES IN PRIVATE SCHOOLS

RESUMO:

Neste artigo refletiremos sobre as atividades extracurriculares dos jovens das classes dominantes, tendo por base a realidade educativa de dois prestigiados colégios privados sediados em Lisboa. Após a revisão da literatura sociológica sobre a educação não formal e a importância das atividades extracurriculares no quotidiano dos jovens e das famílias e a apresentação das principais técnicas de investigação (inquérito e entrevistas), analisaremos os resultados empíricos sobre a adesão às práticas extracurriculares dos alunos desses colégios e os sentidos que lhes atribuem as respetivas famílias. Concluímos que a frequência dessas atividades é massificada entre os jovens dessas escolas e que essas preferências estão longe de ter um cunho marcadamente classista, refletindo, para além disso, o ethos da respetiva escola frequentada. Em sintonia com a literatura sociológica, concluímos ainda que a instrumentalidade e a lógica de investimento no futuro subjazem às opções juvenis e também parentais para a ocupação do tempo livre.

Palavras-chave:
Atividades extracurriculares; Socialização; Colégios privados; Classes dominantes.

Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br