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O ENSINO DE INTERTEXTUALIDADE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL1 1 Este artigo é resultado de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) elaborado junto à Especialização em Alfabetização e Multiletramentos, UECE, 2020.

ENSEÑANZA DE LA INTERTEXTUALIDAD EN LOS ÚLTIMOS AÑOS DE LA ESCUELA PRIMARIA

RESUMO:

Objetiva-se discutir possibilidades de trabalhos com a intertextualidade nos anos finais do Ensino Fundamental. Especificamente, busca-se: a) analisar as características de distintos processos intertextuais (plágio, citação, paráfrase, alusão, referência, paródia e pastiche), a fim de associá-las ao ensino da intertextualidade, e b) demonstrar, através de análise em exemplário, diferentes possíveis abordagens desse fenômeno, considerando o público do ciclo de ensino delimitado e as distintas e diversas propriedades de cada processo intertextual considerado. Toma-se, para amparo de tal investigação, Cavalcante (2019CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Por uma análise argumentativa na Linguística Textual. 2018. In: VITALE, María Alejandra et al. (Org.). Estudios sobre discurso y argumentación. Coimbra: Grácio, 2019. p. 319-338.), Marcuschi (2008MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.), Marquesi, Pauliukonis e Elias (2017MARQUESI, Sueli Cristina; PAULIUKONIS, Aparecida Lino; ELIAS, Vanda Maria. Linguística Textual e ensino. São Paulo: Contexto , 2017.) e Santos e Teixeira (2017SANTOS, Leonor Werneck dos; TEIXEIRA, Cláudia de Souza. Linguística Textual e ensino: panorama e perspectivas. In: CAPISTRANO JÚNIOR, Rivaldo; LINS, Maria da Penha Pereira; ELIAS, Vanda Maria (Org.). Linguística Textual: diálogos interdisciplinares. São Paulo: Labrador, 2017. p. 425-446.) ao se discutir a aproximação entre texto e ensino. Em Genette (2010GENETTE, Gérard. Palimpsestos: a literatura de segunda mão. Tradução de Cibele Braga, Erika Viviane Costa Vieira, Luciene Guimarães, Maria Antônia Ramos Coutinho, Mariana Mendes Arruda e Mirian Vieira. Belo Horizonte: Viva Voz, 2010.) e Piègay-Gros (2010)PIÈGAY-GROS, Nathalie. Introduction à l’intertextualité. Paris: Dunod, 1996. Traduzido por Mônica Magalhães Cavalcante; Mônica Maria Feitosa Braga Gentil; Vicência Maria Freitas Jaguaribe. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, n. 1, p. 220-244, 2010., discute-se o conceito de intertextualidade e como esse se desdobra através de processos intertextuais. Cavalcante, Brito e Zavam (2017BRITO, Mariza Angélica Paiva; FALCÃO, Maria Dayanne Sampaio; SOUZA-SANTOS, José Elderson de. Apelo a um exterior: as alusões como estratégias argumentativas. Revista de Letras, Araraquara, v. 2, n. 36, p. 23-35, 2017.) são fontes que fundamentam a análise da intertextualidade em prol do ensino, e, em Nobre (2014NOBRE, Kennedy Cabral. Critérios classificatórios para processos intertextuais. 2014. 128 f.Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.), é possível compreender como cada processo intertextual se organiza, constitucional e funcionalmente. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa que, quanto aos seus objetivos, pode ser classificada como exploratória e, quanto aos procedimentos técnicos, bibliográfica. Neste trabalho, ao se fazer dialogar os autores supramencionados, realiza-se discussão teórica a qual propõe o estreitamento da relação intertextualidade e ensino, aplicando, em seguida, tal discussão a exemplário específico, cuja análise contribui para orientar o entendimento da investigação e para se pensar o emprego desta à sala de aula.

Palavras-chave:
Linguística; Língua Portuguesa; Produção de texto; Processos intertextuais; Ensino Fundamental

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