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MODERNIZAÇÃO-RESTAURADORA E TRANSFORMISMO NA POLÍTICA DO ENSINO MÉDIO PERNAMBUCANO: ESTRATÉGIAS DE APASSIVAMENTO DA HEGEMONIA EMPRESARIAL1 1 Artigo publicado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Brasil para os serviços de edição, diagramação e conversão de XML.

MODERNIZACIÓN RESTAURADORA Y TRANSFORMISMO EN LA POLÍTICA DE LA ENSEÑANZA MEDIANA PERNAMBUCANA: ESTRATEGIAS PARA APASIVAR LA HEGEMONÍA EMPRESARIAL

RESUMO:

O texto examina a dinâmica político-ideológica e o conteúdo da hegemonia empresarial na política para o ensino médio em Pernambuco. A análise se debruça sobre os intelectuais organizadores da política, os aparelhos privados de hegemonia, as orientações político-ideológicas e o comportamento dos setores e representantes dos subalternos frente ao Procentro e, posteriormente, ao Programa de Educação Integral. Para tanto, foi realizada a análise de documentos oficiais e de instituições privadas à luz de categorias gramscianas, com destaque para revolução passiva e transformismo. Conclui-se que a hegemonia empresarial na política em tela expressa um movimento de modernização-restauradora da racionalidade gerencial, revisando aspectos ideológicos secundários à hegemonia empresarial para incorporar, residualmente, demandas dos subalternos. Isso resulta num projeto, no plano da aparência, mais “social” e “inclusivo” de gerencialismo que, por sua vez, ocasiona fenômenos de transformismos como expressões de apassivamento das oposições ao modelo gerencial. Destaca-se, também, que o movimento de modernização-restauradora analisada em Pernambuco é parte de um bloco histórico dirigido por setores progressivos da política e da sociedade civil que caracteriza uma revolução passiva à brasileira e seu social-liberalismo (CASTELO, 2011).

Palavras-chave:
ensino médio - Pernambuco; hegemonia; revolução passiva; transformismo; reformadores empresariais

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