Carvalho (2006CARVALHO, Cristina Helena Almeida. O PROUNI no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, p. 979-1000, 2006. DOI: 10.1590/S0101-73302006000300016. https://doi.org/10.1590/S0101-7330200600...
) |
O PROUNI no governo Lula e o jogo político em torno do acesso ao ensino superior. |
Compreender a relação complexa e dinâmica da política pública para o ensino superior no governo Lula, no que tange ao PROUNI e sua articulação com a política fiscal e o financiamento por meio da renúncia tributária. |
2006 |
McCowan (2007) |
Expansion without equity: An analysis of current policy on access tohigher education in Brazi |
Desenvolver um conceito de equidade no ensino superior |
2007 |
Souza; Menezes (2014SOUZA, Márcio Rodrigo de Araújo; MENEZES, Monique. Programa Universidade para Todos (PROUNI): quem ganha o quê, como e quando? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 8, p. 609-634, 2014. DOI: 10.1590/S0104-40362014000300003. https://doi.org/10.1590/S0104-4036201400...
) |
Programa Universidade para Todos (PROUNI): quem ganha o quê, como e quando? |
Identificar quais atores ganharam o quê, quando e como, a partir do processo político desenvolvido durante a formulação do programa. |
2014 |
Chaves (2015CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Política de financiamento e a expansão da educação superior no Brasil: o público e o privado em questão. Educação temática digital, v. 17, n. 2, p. 427-441, 2015. DOI: 10.20396/etd.v17i2.8635212 https://doi.org/10.20396/etd.v17i2.86352...
) |
Política de financiamento e a expansão da educação superior no Brasil: o público e o privado em questão. |
Analisar o perfil do financiamento para a expansão do ensino superior, visando discutir a parceria público-privada para tanto, nos governos de Lula da Silva e Dilma Rousseff. |
2015 |
Pinto (2016PINTO, José Marcelino de Resende. Uma análise da destinação dos recursos públicos, direta ou indiretamente, ao setor privado de ensino no Brasil. Educação & Sociedade, v. 37, n. 134, p. 133-152, 2016. DOI: 10.1590/ES0101-73302016157682. https://doi.org/10.1590/ES0101-733020161...
) |
Uma análise da destinação dos recursos públicos, direta ou indiretamente, ao setor privado de ensino no Brasil. |
Analisar os diferentes mecanismos de repasse de recursos públicos ao setor privado de ensino, bem como os valores envolvidos. |
2016 |
Chaves; Amaral (2016CHAVES, Vera Lúcia Jacob; AMARAL, Nelson Cardoso. Política de expansão da educação superior no Brasil - O PROUNI e o FIES como financiadores do setor privado. Educação em revista, v. 32, n. 4, p. 49-72, 2016.) |
Política de expansão da educação superior no Brasil - o PROUNI e o FIES como financiadores do setor privado. |
Analisar a política de expansão da educação superior brasileira no período 2003-2014, tendo como ênfase a análise do PROUNI e FIES como financiadores do setor privado. |
2016 |
Dal Poz; Couto; Franco (2016) |
Inovação, desenvolvimento e financiamento das instituições de Ensino Superior em saúde. |
Analisar a configuração e as tendências das instituições de Ensino Superior de saúde no seu relacionamento enquanto componentes do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS). |
2016 |
Costa; Ferreira (2017COSTA, Danielle Dias; FERREIRA, Norma-Iracema Barros. O PROUNI na educação superior brasileira: indicadores de acesso e permanência. Avaliação(Campinas), v. 22, n. 1, p. 141-163, 2017. Doi: 10.1590/s1414-40772017000100008. https://doi.org/10.1590/s1414-4077201700...
) |
O PROUNI na educação superior brasileira: indicadores de acesso e permanência. |
Avaliar em que medida o PROUNI expande o acesso à Educação Superior, identificando as condições de ingresso, matrícula, custo-estudante e permanência por meio do Índice de Conclusão de Curso, numa escala nacional. |
2017 |
Haas; Pardo (2017HAAS, Celia Maria; PARDO, Rosangela Silva. Programa Universidade para Todos (PROUNI): efeitos financeiros em uma instituição de educação superior privada. Avaliação(Campinas), v. 22, n. 3, p. 718-740, 2017. DOI: 10.1590/s1414-40772017000300008. https://doi.org/10.1590/s1414-4077201700...
) |
Programa Universidade para Todos (PROUNI): efeitos financeiros em uma instituição de educação superior privada. |
Verificar se a isenção fiscal alcançada por uma IESP com fins lucrativos, após adesão ao PROUNI, superou os investimentos em bolsas de estudos ofertadas pelo programa. |
2017 |
Pereira; Brito (2018PEREIRA, Tarcísio Luís; BRITO, Silvia Helena Andrade de. The expansion of private higher education in Brazil through FIES. ECCOS - Revista Científica, v. 47, n. 1, p. 337-354, 2018.) |
A expansão da educação superior privada no Brasil por meio do FIES |
Discutir como o financiamento do governo federal foi importante tanto para a expansão quanto para o crescimento dos grupos empresariais de educação superior privada no Brasil, entre a segunda metade dos anos 1990 à primeira década do século XXI. |
2018 |
Silva ER et al (2019SILVA, Eduardo Reis; BELFORT, Camila Raquel Nunes; SILVA, Thiago Sousa; SILVA, Wagner Vinícius Oliveira; MACEDO, Maíra Aassunção; ANDRADE, Gabriela Paula. Governmental public policy: a study about the university for all program- PROUNI 2005 to 2018. Humanidades e Inovação, v. 6, n. 9, p. 187-216, 2019.) |
Política pública governamental: um estudo acerca do programa universidade para todos - PROUNI de 2005 a 2018 |
Realizar um estudo bibliográfico e documental sobre o ProUni enquanto política pública para expansão do ensino superior. |
2019 |