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ESCOLAS PÚBLICAS E O REANP: O USO DA TECNOLOGIA NA AUSÊNCIA DA INTERNET1 1 Artigo publicado com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq/Brasil para os serviços de edição, diagramação e conversão de XML.

ESCUELAS PÚBLICAS Y EL REANP: EL USO DE TECNOLOGÍAS CON LA AUSENCIA DE ACCESO A INTERNET

RESUMO:

Este artigo apresenta recortes de uma pesquisa desenvolvida no mestrado profissional, na linha formação de professores, realizada nos anos de 2021 e 2022, e que teve como objeto de estudo as ferramentas utilizadas pelos professores alfabetizadores da rede pública de ensino de um município de Minas Gerais para ensinar seus alunos sem acesso à internet durante o Regime Emergencial de Atividades Escolares Não Presenciais (REANP), na pandemia de covid-19. O presente artigo visa problematizar se as ferramentas utilizadas, como o material impresso, apresentaram eficácia na tarefa de ensinar/alfabetizar essas crianças, além de pretender apresentar aos professores possibilidades e alternativas tecnológicas, via mídia-educação, com a finalidade de contribuir para minimizar possíveis dificuldades. Ademais, foram desenvolvidas práticas pedagógicas críticas, criativas e instrumentais, utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) que independem da internet. Foi produzida uma pesquisa de natureza aplicada por meio do trabalho de campo, com abordagem qualiquantitativa na qual foram realizadas coleta de dados, análise e discussões, resultando na produção do Guia Instrucional Explorando Tecnologias na Ausência da Internet para auxiliar os professores na tarefa de levar o aprendizado aos alunos. Concluiu-se que ferramentas como o material impresso não apresentaram eficácia, assim, a apresentação aos professores sobre o uso das tecnologias para estudantes sem a possibilidade de acesso à internet via mídia-educação contribuiu para que o aprendizado (alfabetização) acontecesse de forma mais efetiva e inclusiva, garantindo o direito de aprender.

Palavras-chave:
escolas públicas; direito de aprendizagem; REANP; mídia-educação

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