O objetivo deste trabalho é analisar as representações e as práticas escoteiras em Guarapuava-PR no final da década de 1920, pontuando a ênfase dada pelos seus atores na questão da educação corporal. Como fontes primárias foram utilizados, predominantemente, jornais publicados na cidade durante o período. A partir das ferramentas metodológicas elaboradas por Chartier (2002) e Certeau (2007), analisamos a educação corporal executada pelo escotismo, dividindo o texto em três momentos: no primeiro, enfatizamos a forte presença da educação corporal no escotismo no Brasil; no segundo, realizamos a mesma tarefa focalizando o estado do Paraná; por fim, detemonos na primazia da educação corporal nas ideias e práticas escoteiras que tiveram lugar em Guarapuava. Como conclusão, pudemos observar que o escotismo guarapuavano absorveu em suas práticas educacionais os preceitos dos modernos debates pedagógicos que valorizavam a atenção à educação do corpo, divulgando-os na cidade e criando algumas das condições para que ela fosse escolarizada.
Corpo; Educação; Educação Física; Escotismo; Paraná; Guarapuava