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Tamanho da Turma e Desempenho Acadêmico dos Universitários: evidência para a UFPB

Resumo

O objetivo do presente estudo consiste em investigar a relação entre o tamanho da classe e o desempenho acadêmico de estudantes do ensino superior. Para isso, utilizaram-se dados administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), os quais contêm informações acadêmicas e socioeconômicas, como as notas dos alunos e o background familiar. Como estratégia empírica, estimou-se um modelo de dados em painel, com a inclusão de efeitos fixos e dummies para combinações de professor-semestre e disciplina-semestre, como forma de captar a influência de fatores não observados fixos e variantes do tempo, tendo em vista a endogeneidade do tamanho da turma. Empregou-se o método de Guimarães e Portugal (2009)Guimarães, P.; Portugal, P. “ASimple Feasible Alternative Procedure to Estimate Models with High-Dimensional Fixed Effects”, IZA DP No 3935, 2009 para as estimativas na média e regressão quantílica para dados em painel presente em Koenker (2004)Koenker, R. “Quantile regression for longitudinal data.” Journal of Multivariate Analysis 91, no.1: 74-89, 2004.. O coeficiente do tamanho da turma estimado pela média se mostrou negativo, embora sua magnitude seja bastante pequena, ao passo que as estimações por regressões quantílicas mostram um efeito negativo para os alunos com pior desempenho e um efeito positivo aos estudantes com as melhores notas.

Palavras-Chave
Tamanho da Turma; Endogeneidade; Desempenho Acadêmico

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