Acessibilidade / Reportar erro

A economia constitucional de James M. Buchanan: a tranmissão de ideias da economia política clássica e da filosofia do contrato social por meio da tradição italiana de finanças públicas Agradecemos a Felipe Almeida, Marco Cavalieri, Rafael Galvão de Almeida, Roger D. Congleton, Vinicius Klein e dois pareceristas anônimos pelos valiosos comentários. Quaisquer erros ou omissões são de nossa responsabilidade. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Processo 307101/2022-3.

Resumo

O objetivo do presente artigo é contribuir com o estudo a respeito da trajetória intelectual de James M. Buchanan. O artigo argumenta que a tradição italiana de finanças públicas foi um importante canal de transmissão das ideias da economia política clássica e da filosofia do contrato social para Buchanan, temas que ele considera essenciais para a formação da economia constitucional. Isso é relevante para a melhor compreensão da trajetória de Buchanan na medida em que a importância da tradição italiana para a formação da economia constitucional é frequentemente subestimada pela literatura.

Palavras-chave:
James M. Buchanan; Economia constitucional; Tradição italiana de finanças públicas

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br