Acessibilidade / Reportar erro

“Sistemas Agrários em Paraíba do Sul (1850-1920) - Um estudo de relações não-capitalistas de produção”, de João Luís Fragoso Foi Renato Perim Colistete, meu orientador de doutorado, quem me chamou a atenção para a possibilidade de acesso à dissertação de mestrado de João Fragoso, como também foi Colistete quem primeiro notou a importância da contribuição feita por Fragoso no texto de 1983.

Resumo

Resenha da dissertação de mestrado de um dos mais importantes historiadores brasileiros, até hoje não publicada, cuja defesa completa 40 anos em 2023. A recente digitalização da obra revela uma interpretação inovadora sobre a decadência produtiva do Vale do Paraíba no fim do século XIX. O autor explica o sistema de plantio extensivo na região, com utilização de queimadas, como uma solução racional para o problema da oferta relativa de fatores à época: abundância de terras e escassez de trabalhadores. Cria, assim, uma terceira via interpretativa para a história do Vale e a crise do café na região, até hoje ignorada.

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br