Acessibilidade / Reportar erro

The Ricardian Equivalence under Collateral Constraints Jose A. Divino and Jaime Orrillo thanks CNPq from Brazil for financial support through grants numbers 302632-2019-0 and 307126/2016-1, respectively.This paper was partially developed when J. Orrillo was visiting IMPA during the summer of 2020. This study was also financed in part by Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil(CAPES) - finance Code 001.The authors declare that they have no relevant or material financial interests that relate to the research described in this paper. All remaining errors are the authors sole responsability.

Resumo

Este artigo investiga a Equivalência Ricardiana (ER) sob dívida colateralizada, inadimplência, custos de transação e mercados incompletos. A dívida pública é neutra e a RE é válida somente se o custo da transferência de garantias depender linearmente do imposto lump sum e for totalmente compensado. Credores e tomadores devem celebrar um acordo voluntário para compensar quaisquer custos de transferência em caso de descumprimento. Contudo, qualquer perturbação na relação afim assumida compromete a neutralidade da dívida. Não é o custo de transação em si que invalida a RE, mas sim a forma como este custo afeta o endividamento e a restrição orçamentária das famílias. O mecanismo subjacente é o canal de crédito da política fiscal. Sempre que o custo da transferência não é totalmente compensado, há uma sobra de saldo tributário líquido que afeta o conjunto orçamentário e as dotações reais. Isto é fundamentalmente diferente de uma economia com restrições de liquidez porque o canal de crédito da política fiscal é ativo e os custos de transação não compensados levam ao fracasso da ER.

Palavras chaves:
Equivalência Ricardiana; Restrições de colateral; Neutralidade da dívida

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br