Acessibilidade / Reportar erro

Muito além da “Lei de Wagner”: o pensamento econômico de Adolph Wagner O autor agradece pelos comentários, críticas e sugestões do editor Rogério Arthmar e dos pareceristas anônimos, que contribuíram para o aprimoramento do trabalho.Eventuais erros e omissões são de inteira responsabilidade do autor.

Resumo

O artigo procura interpretar elementos teóricos e metodológicos da obra de Wagner, tendo como referência três grandes conflitos da época em que viveu o autor: o debate teórico-metodológico sobre a existência e a relevância de uma teoria econômica completamente autônoma em relação às demais ciências humanas; o conflito em torno da formação e do nível de desenvolvimento econômico de um país dos falantes de língua alemã e a “questão social” e os conflitos de classe ligados à urbanização e à industrialização. O autor advogou a atuação do Estado como meio para promoção do desenvolvimento econômico e da reforma social. Wagner desenvolveu um ponto de vista sofisticado acerca das relações entre poder público e mercados, o qual enfatizava a interdependência e a coevolução de Estados nacionais e economias nacionais.

Palavras-chave:
Escola histórica alemã; Reforma social; Adolph Wagner

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br