Acessibilidade / Reportar erro

A Sustentabilidade do endividamento externo brasileiro no período 1963-72: uma análise empírica O autor agradece aos pareceristas anônimos pelas sugestões que certamente aperfeiçoaram o artigo e aos participantes do I Congresso Fluminense de História Econômica em Niterói (RJ) e do X Congresso Brasileiro de História Econômica e XI Conferência Internacional de História de Empresas em Juiz de Fora (MG) por seus comentários e sugestões a versões anteriores desse artigo. O autor agradece ainda a Marta Castilho pela sugestão de uso dos dados do Comtrade, a Francisco Eduardo Pires de Souza e Carlos Pinkusfeld Bastos pelas informações referentes às mudanças de 2015 na metodologia do Balanço de Pagamentos e a Franklin Serrano pelas conversas sobre indicadores de vulnerabilidade externa. Os eventuais erros e omissões remanescentes são de minha responsabilidade.

Resumo

O presente artigo analisa o grau de vulnerabilidade externa da economia brasileira no início do governo presidencialista de João Goulart (1963-64). Para tanto, utiliza-se de um modelo simples que permite avaliar o grau de solvência externa de um país ao longo do tempo a partir de projeções para o indicador passivo externo líquido sobre exportações de bens e serviços. As projeções para o período 1963-72 sinalizam que o país estava em uma situação de vulnerabilidade externa naquele momento, mas que esta condição poderia ser contornada através de uma taxa adequada de crescimento das exportações de bens e serviços. Estas projeções são contrastadas com o comportamento efetivo da economia brasileira no período 1963-72. Os resultados mostram que o forte crescimento das exportações de bens e serviços neste período reduziu o grau de vulnerabilidade externa do país, mas que, ainda assim, este processo de ajustamento externo entre 1963-72 deve ser relativizado.

Palavras-Chave
Passivo externo líquido; Exportações; Vulnerabilidade externa

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br