Resumo
O objetivo do trabalho é analisar o empreendedorismo feminino em dezoito países da América e da Europa durante o período 2003-2015, identificando alguns fatores asociados a ele. Tem como foco a Nova Economia Institucional, a qual considera o papel desempenhado pelas instituições – formais e informais – na materialização do empreendedorismo. O estudo usa análise estatística multivariada apoiada em duas fontes diferentes – Global Entrepreneurship Monitor e Banco Mundial – para explicar o fenômeno com base em vários fatores institucionais – financiamento, programas e políticas governamentais, aspectos sociais e culturais, procedimentos administrativos, corrupção. Os resultados revelam fatores asociados ao empreendedorismo feminino, destacando as condições socioculturais, as políticas governamentais, os conhecimentos e competências das mulheres empresárias. Essas descobertas fornecem informações derivadas de vários ajustes e mudanças de políticas relacionadas ao empreendedorismo feminino.
Palavras-chave
Atividade empreendedora; Empreendedorismo e gênero; Empreendedorismo internacional