Dependentes |
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Redação |
Pontuação na prova de Redação |
Matemática |
Pontuação na prova de Matemática |
Objetivas |
Média das notas Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática |
Explicativas |
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Características individuais
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Homens |
“1” se o participante for do gênero masculino e “0” se o participante for do gênero feminino |
Branco/amarelo |
“1” se o participante se autodeclarar branco ou amarelo e “0” caso contrário |
Solteiro |
“1” se o participante for solteiro e “0” caso contrário |
Capital |
“1” se o participante nasceu na capital e “0” caso contrário |
Background Socioeconômico familiar
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Educpai |
Dummies indicadoras da escolaridade do pai: |
Educpai1 (Categoria base): Nunca estudou ou possui escolaridade inferior ao ensino médio completo. Também foi inserido nessa categoria os participantes que não sabiam a escolaridade do pai. |
Educpai2: Completou o Ensino Médio, mas não completou a Faculdade. |
Educpai3: Possui Ensino Superior Completo ou Pós-Graduação. |
Educmae |
Dummies indicadoras da escolaridade da mãe: |
Educmae1(Categoria base): Nunca estudou ou possui escolaridade inferior ao ensino médio completo. Também foi inserido nessa categoria os participantes que não sabiam a escolaridade da mãe. |
Educmae2: Completou o Ensino Médio, mas não completou a Faculdade. |
Educmae3: Possui Ensino Superior Completo ou Pós-Graduação. |
Renda |
Dummies indicadoras das faixas de renda mensal familiar. Renda1 (Categoria base): R$0,00 a R$937.00; Renda2: R$937.01 a R$1.405,50; Renda3: R$1.405,51 a R$ 1.874,00; Renda4: R$1.874,01 a R$2.342,50; Renda5: R$2.342,51 a R$3.748,00; Renda6: R$3.748,01 a R$6.559,00; Renda 7: mais de R$6.559,01. |
Características do domicílio
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Infraestrutura_Dom |
Índice de infraestrutura domiciliar. Leva em consideração a existência de máquina de lavar, micro-ondas, aspirador de pó, aparelho DVD, TV, TV por assinatura, telefone fixo, telefone celular, computador, internet, carro, geladeira, banheiro e quarto¹. |
Tamanho_Fam |
Tamanho da família. Representa a quantidade de pessoas que moram na residência do participante. A quantidade varia de 1 (participante mora sozinho) até 20. |
Características da escola
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Esc_urb |
“1” se o participante estiver finalizando o EM em escola urbana e “0” em escola rural |
MHA-EM |
Média de horas-aula diária no ensino médio da escola do participante. |
MEDT |
Média de alunos por turma do ensino médio da escola do participante. |
Infraestrutura da escola
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Infraestrutura_esc |
Índice de infraestrutura escolar criado a partir da análise de componentes principais. Leva em consideração a existência de água filtrada, coleta de lixo periódica, laboratórios, biblioteca, quadra de esportes, dentre outros¹. |
Características dos docentes
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Docentes_Superior |
Percentual de docentes com nível superior no ensino médio da escola do participante. |
Esforço_Docente |
Índice de Esforço Docente. Média ponderada de uma variável categórica ordenada que classifica o esforço do docente do ensino médio com base no tamanho das suas turmas e na quantidade de turnos trabalhados. O peso de cada categoria é dado pela fração de professores enquadrados nela. Varia de 1 a 6, onde quanto maior a categoria, maior o esforço². |
Adequação_Formação |
Índice de adequação da formação do docente no ensino médio. É uma média ponderada de uma variável categórica que classifica a adequação do docente do ensino médio em cinco categorias, com base em sua formação acadêmica e área que leciona. Onde o peso de cada categórica é dado pela fração de professores localizados nela. Varia de 1 a 5². |
Regularidade_Docente |
Indicador de regularidade do docente no ensino médio. É definido como a pontuação final de cada par professor-escola padronizada para variar de 0 a 5. Assim, quanto mais próximo de 0 mais irregular é o professor e quanto mais próximo de 5, mais regular é o professor². |
Background da turma³ - peers
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Peer_renda |
Proporção de estudantes por escola situados em cada uma das sete categorias de renda definidas anteriormente |
Peer_educpai |
Proporção de estudantes com pais em cada uma das três categorias educacionais definidas anteriormente |
Peer_educmae |
Proporção de estudantes com mães em cada uma das três categorias educacionais definidas anteriormente |