Acessibilidade / Reportar erro

Riqueza e endividamento na economia de plantation açucareira e cafeeira: a família Teixeira Vilela-Teixeira Nogueira, Campinas, São Paulo, século XIX A autora agradece aos profs. Flávio Saes e Renato Marcondes pelos comentários. Uma primeira versão foi apresentada no Simpósio 11 - Família, Negocios y Empresas en la America Latina, do Tercero Congreso Latinoamericano de Historia Economica, III CLADHE, Bari loche, 2012, a autora agradece as sugestões do comentarista prof. Rogério Naques Faleiros. Por fim, agradece aos colegas do Hermes & Clio, Grupo de Estudos e Pesquisa em História Econômica, da FEA-USP, em especial, ao prof. José Flávio Motta pelo convite para debater nos Seminários em História Econômica.

Resumo

O objetivo do artigo é comparar as formas de riqueza e de financiamento das economias açucareira e cafeeira em Campinas, Província de São Paulo, em dois momentos - de fins do século XVIII a 1850 e de 1850 a 1870. A família Teixeira Vilela-Teixeira Nogueira é tomada como estudo de caso. A análise centra-se em dois representantes da segunda e da terceira geração da família, que se tornaram importantes personagens daquelas sociedades. Examinam-se a formação e a composição da riqueza e as transformações do crédito associadas às atividades produtivas. A pesquisa apoiou-se em fontes documen tais do judiciário e cartoriais, maços de população, registro de hipotecas, almanaques.

Palavras-Chave
Riqueza; Financiamento; Crédito; Economia açucareira; Economia cafeeira; Campinas

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br