Acessibilidade / Reportar erro

Uma análise sobre a abordagem institucional de Hayek e alguns de seus conceitos Agradeço, pelas valiosas críticas e sugestões, a David Dequech, Fabio Barbieri, Mauricio Coutinho, Ricardo Feijó e Rogerio Pereira de Andrade, além de dois pareceristas anônimos da Estudos Econômicos. Agradeço também à Capes e ao CNPq pelo apoio financeiro. Os erros e omissões são de minha inteira responsabilidade.

Resumo

O objetivo do artigo é contribuir com o estudo da abordagem institucional de Hayek ao expor uma classificação de alguns dos conceitos institucionais hayekianos. Para se alcançar tal intento, é argumentado que o estudo de Hayek sobre temas institucionais pode ser visto como uma consequência da preocupação do austríaco em explorar o problema do conhecimento e de coordenação existente na sociedade, bem como um elemento a enriquecer sua crítica ao racionalismo construtivista - com isso, é feito com que o institucionalismo hayekiano se encaixe na trajetória de pesquisa do autor. A seguir, passa-se a uma análise de conceitos institucionais hayekianos, explicando de modo sumário o que o austríaco entendia por ordem, lei, legislação e regras, e propondo uma divisão deste último conceito em regras de conduta, regras de conhecimento tácito, e regras mentais.

Palavras-Chave:
F; A; Hayek; Instituições; Regras

Departamento de Economia; Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP) Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - FEA 01 - Cid. Universitária, CEP: 05508-010 - São Paulo/SP - Brasil, Tel.: (55 11) 3091-5803/5947 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: estudoseconomicos@usp.br