Acessibilidade / Reportar erro

Gabriela Leite e mudanças nas práticas discursivas sobre prostituição no Brasil* * Agradecimentos ao amigo André Botelho (Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), por ter me concedido uma leitura atenta, com comentários precisos e instigantes. Agradeço também às pesquisadoras do Núcleo de Estudos de Sexualidade e Gênero (UFRJ), pelos profícuos e inspiradores debates durante a pesquisa.

Gabriela Leite and the discourse practices changes on prostitution in Brazil

Gabriela Leite y los cambios en las prácticas discursivas sobre prostitución en Brasil

Resumo

Com recortes históricos recentes, o artigo aborda as relações entre as práticas discursivas da ativista Gabriela Leite e o processo de construção das prostitutas como sujeitos políticos. Ao privilegiar perspectivas da sociologia do indivíduo, analisa a trajetória pública de Gabriela em diferentes círculos sociais (religiosos, organizações governamentais e não governamentais, entre outros) e identifica as conexões entre essa trajetória, o movimento social de prostitutas e a penetração de novas ideias e valores no campo dos direitos sexuais, destacadamente nas políticas de prevenção ao HIV/Aids. A pesquisa reuniu informações qualitativas coletadas em diferentes fontes entre os anos de 1980-1990 e, posteriormente, 2010-2013.

Palavras-chave:
Prostituição; Gênero e sexualidade; Sociologia do indivíduo; Movimento social; HIV/Aids

Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br