Acessibilidade / Reportar erro
Estudos Históricos (Rio de Janeiro), Volume: 36, Número: 79, Publicado: 2023
  • ARQUIVOS PESSOAIS: DEBATES CONTEMPORÂNEOS Editorial

    Spohr, Martina
  • ARQUIVOS PESSOAIS DE CIENTISTAS E CONSERVACIONISTAS: A EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA (INMA) Artigo

    Gonçalves, Alyne dos Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo apresenta alguns resultados da nova linha de pesquisa do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), referente a arquivos de cientistas e conservacionistas. Entre os pioneiros da ciência e conservação da Mata Atlântica estão: Augusto Ruschi, Alvaro Aguirre, Adelmar Coimbra-Filho e Ibsen Câmara, cujos documentos encontram-se em tratamento arquivístico no INMA. Ao transformar suas memórias em patrimônio cultural e educativo, pretende-se reforçar ou criar identidades sociais conectadas a discursos ambientalmente responsáveis. Considerando o pouco que resta desse bioma, torna-se estratégico manter e organizar os registros de seu passado recente, ampliando e qualificando o acesso público a essas fontes.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo presenta algunos resultados de la nueva línea de investigación del Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) sobre los archivos de científicos y conservacionistas. Entre los pioneros de la ciencia y la conservación de la Mata Atlántica se encuentran Augusto Ruschi, Alvaro Aguirre, Adelmar Coimbra-Filho e Ibsen Câmara, cuyos documentos están siendo archivados en el INMA. Al transformar sus memorias en patrimonio cultural y educativo, se pretende reforzar o crear identidades sociales conectadas a discursos ambientalmente responsables. Considerando lo poco que queda de este bioma, es estratégico mantener y organizar registros de su pasado reciente, ampliando y cualificando el acceso público a estas fuentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article presents some results of the new research line of the Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), referring to files of scientists and conservationists. Among the pioneers of science and conservation of the Atlantic Forest are: Augusto Ruschi, Alvaro Aguirre, Adelmar Coimbra-Filho, and Ibsen Câmara, whose documents are being archived at INMA. By transforming their memories into cultural and educational heritage, it is intended to reinforce or create social identities connected to environmentally responsible discourses. Considering the little that remains of this biome, it becomes strategic to maintain and organize records of its recent past, expanding and qualifying public access to these sources.
  • O CONTEXTO DE PRODUÇÃO E A CADEIA DE CUSTÓDIA DOCUMENTAL COMO ELEMENTOS DE CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE SI NO ACERVO DE ALBERTO PASQUALINI Artigo

    Britto, Augusto; Padoin, Maria Medianeira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo demonstrará como o contexto de produção, a organização documental e a cadeia de custódia de um arquivo pessoal são elementos responsáveis pelo processo de subjetivação com documentos. O acervo de Alberto Pasqualini, ex-senador da República e principal doutrinário do trabalhismo brasileiro, será o objeto de estudo, o qual exemplificará algumas formas de elaborar uma narrativa sobre si em arquivos. Para tal intuito, será demonstrado que o discurso sobre si nesse acervo é resultante da intencionalidade do próprio Alberto Pasqualini (produtor), de sua esposa, Suzana Pasqualini (custodiadora ulterior), e da Prefeitura Municipal de Ivorá (RS) (instituição arquivística).

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este trabajo demostrará cómo el contexto de producción, la organización documental y la cadena de custodia de un archivo personal son los elementos responsables del proceso de subjetivación con los documentos. La colección de Alberto Pasqualini, ex senador de la República y principal doctrinario del laborismo brasileño, será objeto de estudio para ejemplificar algunas formas de elaborar una narrativa sobre sí mismo en los archivos. Para ello, se demostrará que el discurso sobre sí mismo en esta colección es el resultado de la intencionalidad de Alberto Pasqualini (productor), su mujer, Suzana Pasqualini (custodio ulterior), y la Municipalidad de Ivorá, en Rio Grande do Sul, Brasil (institución de archivo).

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article will demonstrate how the context of production, the documental organization and the chain of custody of a personal archive are elements responsible for the process of subjectivation with documents. The collection of Alberto Pasqualini, former senator of the Republic and main doctrinaire of Brazilian laborism, will be the object of study, which will exemplify some forms of elaborating a narrative about oneself in archives. For this purpose, it will demonstrate that the discourse about oneself in this collection is the result of the intentionality of Alberto Pasqualini (producer) himself, his wife, Suzana Pasqualini (ulterior custodian), and the Municipality of Ivorá (RS) (archival institution).
  • ARQUIVOS PESSOAIS E REDES SOCIAIS: O TWITTER CONSTRUÍDO COMO DOCUMENTO HISTÓRICO Artigo

    Rota, Alesson Ramon; Nicodemo, Thiago Lima

    Resumo em Português:

    RESUMO Este texto visa discutir as implicações do Twitter, construído para ser um documento histórico. Para isso, balizaremos os argumentos nas discussões sobre arquivos públicos e pessoais, bem como as novas demandas do universo digital, no qual entendemos que esses dados são de natureza pessoal, mas se tornam públicos no Twitter. Compreende-se que os dados cedidos à plataforma precisam ser arquivados para se configurarem como documentos históricos. Por isso, buscou-se demonstrar como é formado um arquivo do Twitter para pesquisa em história e formas de análise, construindo a evidência a partir do episódio de ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este texto tiene como objetivo discutir las implicaciones de Twitter, pensado para ser un documento histórico. Para ello, nos basaremos en las discusiones sobre archivos públicos y personales, así como en las nuevas demandas digitales, en las que entendemos que estos datos son de carácter personal, pero se hacen públicos en Twitter. Se entiende que los datos transferidos a la plataforma deben archivarse como documentos históricos. Por lo tanto, buscamos demostrar cómo se constituye un archivo en Twitter para la investigación en historia y formas de análisis, construyendo evidencia a partir del episodio de los ataques a la sede de los Tres Poderes en Brasil, el 8 de enero de 2023.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text aims to discuss the implications of Twitter, constructed to be a historical document. To that end, we will base the arguments on the discussions about public and personal archives, as well as the new demands of the digital sphere, in which we understand that these data are of a personal in nature, but become public on Twitter. It is understood that the data given to the platform need to be archived to be historical documents. Thus, we sought to demonstrate how a Twitter archive is constructed for research in history and ways of analysis, by building the evidence from the episode of attacks on the headquarters of the Three Powers, on January 8, 2023.
  • “ARQUIVAR A PRÓPRIA VIDA” 25 ANOS DEPOIS: DIÁLOGOS COM PHILIPPE ARTIÈRES Artigo

    Vieira, Henrique Júlio

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo pretende estabelecer diálogos entre as reflexões de Philippe Artières (1998) no ensaio “Arquivar a própria vida”, com questões teórico-críticas dos estudos literários e do trabalho com acervos de escritores. As práticas de arquivamento podem ser acessadas a posteriori na condição de rastros dos escritores, por meio da ordem dos fundos e dos discursos produzidos pelos titulares e pelos arcontes. Documentos dos acervos literários Ildásio Tavares e Judith Grossmann são analisados, a partir das imagens teóricas do rastro, traço e da sobrevivência, inseridas no paradigma indiciário da crítica biográfica, na condição de a posteriori, proposta pela psicanálise.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article vise à établir des dialogues entre les réflexions de Philippe Artières (1998) dans l’essai « Archiver sa propre vie », avec les questions théorico-critiques des études littéraires et le travail sur les fonds d’écrivains. Les pratiques archivistiques sont accessibles a posteriori dans l’état des traces d’écrivains, à travers l’ordre des fonds et les discours produits par les détenteurs et les Archontes. Les documents des collections littéraires Ildásio Tavares et Judith Grossmann sont analysés à partir des images théoriques de la « trace », « piste » et de la « survie », insérées dans le paradigme indicatif de la critique biographique, dans la condition d’a posteriori proposée par la psychanalyse.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to establish dialogues between the reflections of Philippe Artières (1998) in the essay “Arquivar a própria vida”, with theoretical-critical questions of literary studies and work with collections of writers. Archival practices can be accessed a posteriori in the condition of traces of the writers, through the order of the funds and the speeches produced by the owners and the Arcontes. Documents from the literary collections Ildásio Tavares and Judith Grossmann are analyzed, from the theoretical images of the trail, trace and survival, inserted in the indicial paradigm of biographical criticism, as a posteriori, proposed by psychoanalysis.
  • DO ARQUIVO À MONTAGEM: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO E USOS DE IMAGENS PÚBLICAS E DOMÉSTICAS DOS ANOS DA DITADURA MILITAR NO BRASIL Artigo

    Machado, Patrícia

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo reflete sobre as relações entre a iniciativa de constituir um arquivo pessoal com imagens e documentos públicos e privados, as possibilidades de remontar esse material e as maneiras de enfrentar as políticas de silenciamento do período pós-Ditadura Militar brasileira a partir do cinema documentário. Nesse processo, cartas e imagens domésticas são usadas como fontes para narrativas femininas historicamente invisibilizadas. Propomos analisar o contexto de produção, usos e sentidos que ganham imagens públicas e domésticas em Fico te devendo uma carta sobre o Brasil, discorrendo sobre a história dessas imagens de arquivo, analisando como elas ganham o espaço público e de que forma contribuem para a constituição de uma memória coletiva. Outro interesse é compreender um movimento contrário: como e quando imagens públicas ganham um caráter memorialístico, familiar e afetivo.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo reflexiona sobre las relaciones entre la iniciativa de constituir un archivo particular con imágenes y documentos público-privados, las posibilidades de remontar ese material y las formas de enfrentar las políticas silenciadoras del período pos dictadura militar brasileña desde el cine documental. En este proceso, las cartas y las imágenes particulares se utilizan como fuentes de narrativas femeninas históricamente invisibilizadas. Se propone analizar el contexto de producción, usos y significados que ganan imágenes públicas y particulares en Fico te devendo uma carta sobre o Brasil, discutiendo la historia de estas imágenes de archivo, analizando cómo ganan espacio público y de qué forma contribuyen a la constitución de una memoria colectiva. Además, se busca comprender un movimiento contrario: cómo y cuándo las imágenes públicas adquieren un carácter memorial, familiar y afectivo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article reflects on the relations between the initiative of constituting a personal archive with images and public and private documents, the possibilities of reassembling this material and the ways of confronting the silencing policies of the Brazilian post-military dictatorship period with documentary cinema. In this process, letters and domestic images are used as sources for female narratives historically made invisible. We propose to analyze the context of production, uses, and meanings that are given to public and domestic images in Fico te devendo uma carta sobre o Brasil, discussing the history of these archival images, analyzing how they gain the public space and how they contribute to the constitution of a collective memory. Another interest is to understand an opposite movement: how and when public images gain a memorialistic, familiar, and affective character.
  • ARQUIVOS PESSOAIS E DIREITOS HUMANOS Colaboração Especial

    Fonseca, Vitor Manoel Marques da

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo discute a existência de documentos e arquivos de direitos humanos, analisando o uso dessa classificação em arquivos públicos e privados, institucionais e pessoais. Arrola e critica fatores históricos, teóricos e metodológicos que favorecem o uso dessa classificação mais comumente em arquivos públicos e defende que, independentemente do caráter de seus produtores e acumuladores, é o uso posterior dos documentos e arquivos que permite que sejam considerados de direitos humanos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo discute la existencia de documentos y archivos de derechos humanos, analizando el uso de esta clasificación en los archivos públicos y privados, institucionales y personales. Enumera y critica los factores históricos, teóricos y metodológicos que favorecen el uso de esta clasificación más comúnmente utilizada en los archivos públicos, además de argumentar que, independientemente del carácter de sus productores y acumuladores, es el uso posterior de documentos y archivos lo que les permite ser considerados como de derechos humanos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article discusses the existence of human rights documents and archives, analyzing the use of this classification in public and private, institutional and personal archives. It lists and criticizes historical, theoretical, and methodological factors that favor the use of this classification more commonly in public archives and argues that, regardless of the character of their producers and accumulators, it is the subsequent use of documents and archives that allows them to be considered related to human rights.
  • Entrevista com Marika Cifor Interview

    Cifor, Marika; Alves, Carolina; Spohr, Martina
Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas Secretaria da Revista Estudos Históricos, Praia de Botafogo, 190, 14º andar, 22523-900 - Rio de Janeiro - RJ, Tel: (55 21) 3799-5676 / 5677 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: eh@fgv.br