Acessibilidade / Reportar erro

Comparação dos métodos de mensuração da força muscular dos flexores dos dedos das mãos através da dinamometria manual e esfigmomanômetro modificado

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a reprodutibilidade do esfigmomanômetro modificado para a mensuração da força muscular dos músculos flexores dos dedos das mãos através da comparação do mesmo com o dinamômetro manual.

Métodos:

Foram avaliados 40 voluntários saudáveis de ambos os sexos com idade entre 20 e 55 anos que realizaram o teste de força muscular dos músculos flexores dos dedos em ambas as mãos com os dois instrumentos para que fosse feita a comparação entre eles.

Resultados:

Após análise estatística feita pelo teste t de Student pareado, não foi observada diferença significativa entre os valores obtidos nos testes esfigmomanômetro modificado e dinamômetro manual em relação à lateralidade (p > 0,05), assim como, no teste do coeficiente de correlação de Pearson, foram observadas correlações quando analisados os valores obtidos no teste com esfigmomanômetro modificado versus o teste com dinamômetro manual.

Conclusões:

O esfigmomanômetro modificado mostrou ser uma técnica reprodutível para medir força muscular dos músculos flexores dos dedos.

Descritores:
Esfigmomanômetros; Esforço físico; Dinamômetro de força muscular

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br