Acessibilidade / Reportar erro

Fatores associados à qualidade de vida em pacientes com hanseníase

RESUMO

Objetivo

Avaliar a qualidade de vida e seus fatores associados em pacientes com hanseníase.

Métodos

Estudo transversal com 63 indivíduos com diagnóstico de hanseníase acompanhados em um serviço de atendimento especializado da região sudeste de Mato Grosso. Para avaliação da qualidade de vida, aplicou-se o questionário World Health Organization Quality of Life Bref . Utilizou-se regressão linear simples e múltipla para avaliar a associação entre varáveis sociodemográficas e os domínios de qualidade de vida.

Resultados

A maior média de qualidade de vida foi observada no domínio psicológico (16,28±2,30) e a menor, no domínio ambiente (13,86±2,21). As mulheres, indivíduos sem companheiro e aqueles que possuíam casa própria apresentaram menores médias de qualidade de vida no domínio psicológico. Os indivíduos que não receberam visita de Agentes Comunitários de Saúde apresentaram menores médias de qualidade de vida no domínio ambiente. Após análise multivariada, verificou-se que melhor qualidade de vida esteve associada à autodeclaração de cor branca no domínio ambiente, e pior qualidade de vida foi associada à menor escolaridade no domínio físico.

Conclusão

Este estudo evidenciou a influência dos fatores socioedemográficos sobre a qualidade de vida de pacientes com hanseníase, indicando a necessidade de realização de uma assistência em saúde de maneira integral, compreendendo os determinantes sociais da saúde.

Hanseníase; Qualidade de vida; Fatores epidemiológicos; Saúde Pública; Epidemiologia

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br