RESUMO
Objetivo Desenvolver e validar um equipamento para monitorização de pressão arterial batimento a batimento, durante a realização de coronariografia, e comparar com as medidas de pressão arterial invasiva obtidas.
Métodos Foram selecionados 28 pacientes com indicação de estudo hemodinâmico, que permaneceram em decúbito dorsal horizontal e, antes do início da coronariografia, foram orientados quanto ao uso da pulseira radial esquerda para monitorização da pressão arterial batimento a batimento.
Resultados Houve diferença significativa entre o tempo necessário para a equipe de hemodinâmica adquirir a primeira medida da pressão arterial invasiva e o tempo da primeira medida da pressão arterial batimento a batimento (11,1±5,1 e 1,5±1,8, respectivamente; p<0,0001). Os coeficientes de correlação intraclasse (IC95%) da pressão arterial sistólica e da diastólica foram 0,897 (0,780-0,952) e 0,876 (0,734-0,942), indicando boa reprodutibilidade.
Conclusão Este estudo demonstrou o processo de desenvolvimento de um equipamento para avaliação da pressão arterial batimento a batimento. Quando comparado com a pressão arterial invasiva, não foram encontradas diferenças significativas entre as duas medidas. Essa técnica pode constituir ferramenta coadjuvante promissora, associada à monitorização invasiva, durante procedimentos de coronariografia.
Angiografia coronária; Pressão sanguínea; Validação; Monitorização fisiológica