Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de uma escala brasileira de medicamentos com atividade anticolinérgica

RESUMO

Objetivo

Desenvolver uma escala de atividade anticolinérgica abrangendo os medicamentos utilizados no Brasil, para aplicação no cuidado em saúde e em pesquisas farmacoepidemiológicas.

Métodos

Realizou-se revisão da literatura no PubMed/MEDLINE®para identificação das escalas de mensuração da atividade anticolinérgica. Iniciou-se a escala com os fármacos anticolinérgicos e aqueles com atividade anticolinérgica conhecida, relacionados segundo o nível 4, subgrupo químico, na classificação da Anatomical Therapeutic Chemical . Incluíram-se os fármacos com atividade anticolinérgica alta, descritos na lista de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos, segundo o 2015 American Geriatrics Society Beers Criteria . Adicionaram-se os medicamentos que constavam em, no mínimo, duas escalas anticolinérgicas. Em seguida, verificaram-se os medicamentos constantes nas etapas anteriores comercializados no Brasil. A magnitude da atividade anticolinérgica foi estabelecida em escores com os valores de 1, 2 e 3.

Resultados

Foram identificados 273 medicamentos com atividade anticolinérgica, sendo 125 incluídos na escala. Destes, 45 (36,0%) receberam pontuação 3, 13 (10,4%) tiveram pontuação 2, e 67 (53,6%) pontuação 1. A maioria dos medicamentos da escala atuava nos sistemas nervoso e respiratório. Oito fármacos não constavam em escalas prévias.

Conclusão

A metodologia de desenvolvimento da escala brasileira de atividade anticolinérgica é simples, sistematizada, reprodutível e de fácil atualização. A escala permite avaliar o impacto da carga anticolinérgica nos resultados em saúde e pode contribuir com as pesquisas farmacoepidemiológicas, propiciando mensurações mais exatas da atividade anticolinérgica.

Antagonistas colinérgicos; Agentes anticolinérgicos; Pesos e medidas; Tratamento farmacológico

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br