Acessibilidade / Reportar erro

Má percepção da falta de controle da asma em ambulatório de hospital terciário do Rio de Janeiro

RESUMO

Objetivo

Determinar a proporção de pacientes com asma com percepção inadequada do mau controle de sua doença.

Métodos

Estudo transversal com amostra de conveniência de pacientes com asma e idade ≥18 anos. Avaliou-se o controle da asma por meio do Asthma Control Test e do questionário do Global Initiative for Asthma. Utilizou-se o coeficiente Kappa para análise da concordância entre os resultados desses testes e a percepção do controle da asma pelo paciente, definida pela resposta a uma questão do Asthma Control Test: “Como você avalia o controle da sua asma durante as últimas 4 semanas?”.

Resultados

Entre os 71 pacientes com idades entre 19 e 81 anos e média de 57,7±13,9 anos, existiam 27 (38%) controlados, segundo o Asthma Control Test, e 18 (25,3%) de acordo com o questionário do Global Initiative for Asthma. Os coeficientes de Kappa entre os resultados desses testes e a percepção do controle pelos pacientes foram, respectivamente, 0,4 e 0,29. Entre os 41 (57,7%) pacientes que se consideravam controlados, 18 (43,9%) tinham percepção inapropriada do seu mau controle, de acordo com o Asthma Control Test, e 25 (61%) segundo o Global Initiative for Asthma.

Conclusão

Aplicando-se o Asthma Control Test, observou-se que quase metade dos participantes tinha percepção inadequada de seu mau controle da doença e, segundo o questionário da Global Initiative for Asthma, mais da metade da amostra não percebeu o descontrole da asma.

Asma; Inquéritos e questionários; Percepção; Controle; Sinais e sintomas

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br