Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre sedentarismo prévio e lesões relacionadas ao CrossFit

RESUMO

Objetivo:

Correlacionar as lesões durante a prática do CrossFit com sedentarismo prévio e pesquisar outros fatores possivelmente relacionados ao aumento da taxa de lesão entre os praticantes.

Métodos:

Estudo transversal nacional, envolvendo praticantes de CrossFit, que receberam questionário digital para avaliar lesões relacionadas à prática da modalidade, à vida sedentária anterior, a intensidade e tempo de treinamento, à localização da lesão e à demografia geral.

Resultados:

Esta amostra incluiu 121 praticantes de CrossFit, 34,7% dos participantes eram sedentários antes de iniciar o CrossFit, desses, 45,2% sofreram alguma lesão relacionada a essa atividade, versus 30,4% dos que eram anteriormente ativos (p=0,104). Dos praticantes avaliados, 35,5% declararam história de alguma lesão relacionada ao CrossFit. Os locais mais frequentes foram ombro e cotovelo (60,5%), coluna lombar (30,3%), e punho e mão (16,3%). Os participantes que realizam levantamento de peso de forma intensa estiveram mais propensos a lesões do que aqueles que realizavam treinamento leve ou moderado (p=0,043). Os participantes com história de lesão apresentaram tempo médio de treinamento significativamente maior quando comparados àqueles sem antecedente de lesão (68,4 minutos versus 61,7 minutos; p=0,044).

Conclusão:

Não houve diferença significativa na incidência de lesões relacionadas ao CrossFit entre participantes previamente sedentários e fisicamente ativos. O levantamento intenso de pesos esteve relacionado à maior incidência de lesões. A taxa média de lesões encontradas neste estudo foi de 35,5%, semelhante a encontrada em estudos prévios. O local mais frequente foi ombro/cotovelo.

Descritores:
Crossfit; Ferimentos e lesões; Atletas; Comportamento sedentário; Exercício físico

Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein Avenida Albert Einstein, 627/701 , 05651-901 São Paulo - SP, Tel.: (55 11) 2151 0904 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@einstein.br