Resumo
Este artigo debruça-se sobre a novela “Tóquio”, publicada em 2021 no livro O Deus das Avencas, de Daniel Galera, a fim de estudar como o Antropoceno é incluído na obra. Observando, primeiramente, o modo como as mudanças climáticas são apresentadas pelo autor em sua ficção, conclui-se que Galera (2021)GALERA, Daniel (2021). Tóquio. In: GALERA, Daniel. O Deus das Avencas: três novelas. São Paulo: Companhia das Letras. p. 65-169. extrapola os conhecimentos do presente para criar um futuro inóspito para suas personagens, de acordo com as ciências do clima. Depois, analisando a trama, aponta-se para o fato de que existe uma especulação sobre a organização social e política acerca do alastramento da cibernética com base em teorias sociológicas contemporâneas. Esses dois procedimentos, extrapolação e especulação, combinam-se para gerar uma ficção antiutópica que, embora trate do Antropoceno, se prende ainda a convenções literárias do romance burguês moderno. O objetivo final do artigo é mostrar que a criação de Galera (2021)GALERA, Daniel (2021). Tóquio. In: GALERA, Daniel. O Deus das Avencas: três novelas. São Paulo: Companhia das Letras. p. 65-169. sugere uma posição relativamente conservadora relativa às possibilidades e aos desafios que a literatura enfrenta no contexto catástrofes climáticas.
Palavras-chave:
Antropoceno; Daniel Galera; especulação; política; estética