Resumo
Com base nos romances Temporada de huracanes (2017), da escritora mexicana Fernanda Melchor, e Enterre seus mortos (2018), de Ana Paula Maia, este artigo pretende refletir sobre a incidência e as conotações assumidas pelo realismo performático reflexivo — denominado por Ravetti (2019)RAVETTI, Graciela (2019). Literatura latino-americana contemporânea: reflexões sobre paradigmas, convergências e legados. Olho D’Água, São José do Rio Preto, v. 11, n. 1, p. 12-31. Disponível em: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/view/562. Acesso em 12 jul. 2022.
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como “paradigma Bolaño” —, nos romances latino-americanos contemporâneos de autoria feminina. Nas narrativas de Melchor (2017)MELCHOR, Fernanda (2017). Temporada de huracanes. Cidade do México: Random House. e Maia (2018)MAIA, Ana Paula (2018). Enterre seus mortos. São Paulo: Companhia das Letras., a violência hiperbólica e a sobreposição/seriação de brutalidades direcionam para uma melancolia de futuro de dimensões antiépicas, traços reiteradamente presentes nos romances latino-americanos contemporâneos. Voltados à tendência apontada, os romances das autoras mexicana e brasileira revelam perspectivas críticas que são erigidas de temas e de abordagens distanciados tanto do “teto todo seu” (Woolf, 2014WOOLF, Virginia (2014). Um teto todo seu. Tradução de Bia Nunes de Sousa. São Paulo: Tordesilhas.) quanto das facilidades de um realismo codificado e de pretensões didáticas. Refletir sobre as escolhas autorais responsáveis por esses deslocamentos, bem como sobre a possibilidade de as referidas estratégias acrescerem mais uma nuança às manifestações romanescas recentes, está entre as questões abordadas neste texto.
Palavras-chave:
paradigma Bolaño; romance latino-americano; realismos