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A representação da cultura de consumo em Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato

The representation of consumer culture in Luiz Ruffato's Eles eram muitos cavalos

La representación de la cultura de consumo en Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da representação do consumo em Eles eram muitos cavalos, do escritor Luiz Ruffato. Argumentamos que o autor, através da inserção de referências a objetos de consumo como índices de realidade, enfatiza a presença constante e inescapável da cultura de consumo no dia a dia de grandes centros urbanos brasileiros. Utilizando contribuições dos estudos culturais para o estudo da cultura de consumo e do cotidiano, mostramos que essas referências aparecem no texto não como metáfora de uma força alienante que atua sobre consumidores irracionais de um determinado grupo social, mas, sim, como um marco de experiências de um número variado de indivíduos, criando identificações, bem como reforçando divisões sociais.

Palavras-chave:
consumo; cotidiano; espaço urbano; Luiz Ruffato

Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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