Open-access Crianças que sofrem: representações da infância em livros distribuídos pelo PNBE

Children suffering: representations of childhood in books distributed by PNBE

Este artigo analisa as representações de infância/criança na literatura infantil brasileira contemporânea a partir do marco teórico metodológico dos estudos culturais em educação. Como recorte de um estudo mais amplo que tem buscado compreender os fatores envolvidos na recepção dos livros que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, este texto aborda as representações de crianças que sofrem e as diferentes origens desse sofrimento sob três eixos temáticos: pobreza e trabalho infantil, dificuldades no convívio social e medos infantis. Configuram-se material de análise oito obras apenas de autores brasileiros que compõem os acervos do PNBE, referentes aos anos 2012 e 2014, e que contêm narrativas com texto verbal e ilustrações e somente com imagens.

literatura infantil; representações de crianças; PNBE.


location_on
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro