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Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 46, Publicado: 2015
  • Infância na literatura brasileira contemporânea: tema, conceito, poética Literatura E Infância

    Mata, Anderson Luis Nunes da
  • Representações da criança na literatura de autoria indígena Literatura E Infância

    Bonin, Iara Tatiana

    Resumo em Português:

    A literatura indígena brasileira, que adquire notoriedade a partir dos anos 1990 no bojo de um movimento mais amplo de valorização das diferenças, configura-se como espaço de produção de narrativas híbridas, multimodais e interculturais. As obras escritas por autores de diferentes etnias são um registro privilegiado do contato entre povos, nelas se inscrevem marcas identitárias e se procede, por vezes, a uma contestação de visões monolíticas e representações estereotipadas sobre os índios. Neste texto, o objetivo é analisar representações da criança em sete obras escritas pelos autores indígenas Daniel Munduruku, Olívio Jekupé, Yaguerê Yamã e Wasiry Guará. A análise mostra a recorrência de três estratégias representacionais: a afirmação do pertencimento étnico das personagens; o posicionamento da criança como sujeito ativo e a afirmação da memória e do lugar social dos anciãos no aprendizado das crianças.

    Resumo em Inglês:

    Well-known since the nineties in the core of a wider differences-oriented movement, Brazilian indigenous literature is shaped as a space for the production of hybrid, multimodal and intercultural narratives. Works by authors of different ethnic groups are a favoured record of the contact among people - identity marks are inscribed in them and sometimes monolithic visions and stereotyped representations of indigenous people are challenged. In this paper, the aim is to analyse stereotyped representations of indigenous people in seven works by indigenous writers Daniel Munduruku, Olívio Jekupé, Yaguerê Yamã and Wasiry Guará. The analysis shows the recurrence of three representational strategies: the characters' ethnic belonging, the idea of children as active subjects, and the affirmation of the memory and social place of the elder in children's learning.
  • Perigosas brincadeiras: a infância em Marcelo Mirisola e Furio Lonza Literatura E Infância

    Ji, Renan

    Resumo em Português:

    Pequena novela publicada em 2012, Teco, o garoto que não fazia aniversário já antecipa a expectativa de uma obra bufônica e irreverente, dadas as posturas pouco ortodoxas que seus autores - Marcelo Mirisola e Furio Lonza - frequentemente assumem, tanto na cena literária quanto no estilo. Mimetizando a estrutura e a escrita dos livros infantis, os autores subvertem o gênero ao apontar para uma revisão extrema do imaginário e da iconografia acerca da infância. Representações tradicionais da criança - herdadas do imaginário romântico e burguês de fins do século XVIII e início do XIX e que chegam de certa forma até nossos dias - são completamente reviradas pelo nonsense farsesco, pela crítica social e pela violência das grandes cidades. Em meio à divertida inversão de valores (que não poupa alfinetadas às contradições da sociedade e às personalidades do meio intelectual e artístico), Mirisola e Lonza acenam com a possibilidade de questionarmos e repensarmos nossa concepção do que é o infantil, para além da inocência, dos brinquedos coloridos e dos ideais de educação e subjetivação.

    Resumo em Inglês:

    A short novel published in 2012, Teco, o garoto que não fazia aniversário creates the expectation of a bufonic and irreverent work, given the unorthodox place that authors like Furio Lonza and Marcelo Mirisola have today in the literary scene and in terms of writing style. Imitating the structure and writing of children's books, the authors have subverted the genre pointing towards an extreme revision of childhood's imaginary and iconography. Current traditional representations of the child have their origins in the romantic-bourgeois imaginary of late 18th century and the beginning of the 19th century. Those representations are completely overthrown by farcical nonsense, social criticism and the violence of big cities. In the midst of a fun inversion of values (which also targets society's contradictions and even artistic and intellectual celebrities), Mirisola and Lonza bring the possibility of questioning and rethinking our conception of what is childhood, beyond innocence, colorful toys and ideals of education and subjectivisation.
  • Abuso e repressão: fibras do mesmo fio na infância das meninas de Helena Parente Cunha Literatura E Infância

    Lima, Lílian Almeida de Oliveira

    Resumo em Português:

    A produção narrativa da escritora brasileira Helena Parente Cunha é marcada pela presença de personagens femininas e pela problematização desse universo, abalando estruturas e padrões hegemônicos. Avultam em suas tramas personagens jovens e maduras; todavia, as meninas também tomam lugar na denúncia de dores e opressões impostas por moldes culturalmente estabelecidos. Neste artigo, são destacados contos dos livros Os provisórios, Cem mentiras de verdade e Falas e falares, analisando-se as situações de abuso e repressão a que as crianças são submetidas, vislumbrando também as demarcações de gênero aí presentes. Essas personagens encontram-se submetidas a uma série de descuidos que abalam a noção idealizada de infância como o paraíso perdido. No percurso de análise vêm à baila as ideias de Neil Postman acerca do estreitamento dos limites que diferenciam adultos e crianças, bem como a noção de "privatização da infância" apontada por Jacinto Sarmento.

    Resumo em Inglês:

    The narrative production of Brazilian writer Helena Parente Cunha is marked by the presence of female characters and the questioning of this universe, shaking structures and hegemonic standards. Young and adult women are the main characters of her plots, but the girls also take part in the complaint about the pain and the oppression imposed by culturally-established patterns. In this article, short stories of the books Os provisórios, Cem mentiras de verdade and Falas e falares are discussed, analyzing the situations of abuse and repression to which children are subjected, and the demarcations of gender present there. These characters are subjected to a series of oversights that undermines the idealized notion of childhood as a lost paradise. In the course of analysis the ideas of Neil Postman about narrowing the limits that differentiate adults and children are used, as well as the notion of 'privatization of childhood', pointed out by Jacinto Sarmento.
  • Infância e errância: imagens da criança abandonada na ficção brasileira Literatura E Infância

    Souza, Licia Soares de

    Resumo em Português:

    O presente texto apresenta o feixe semântico e mítico em torno da temática da infância, indicando os ideais de inocência e pureza que caracterizam o início de uma existência. Se tais ideais configuram o espaço edênico suscetível de determinar as relações positivas que seres infantes desenvolvem entre si e com o mundo adulto, em um regime noturno da imaginação, a escapada do espaço indica uma errância negativa, capaz de destruir seu estado de inocência. Essa errância é observada nas crianças delinquentes de Capitães da areia, de Jorge Amado, que, abandonadas nas ruas de Salvador, perdem seu mundo de pureza em busca de mecanismos de sobrevivência. Em seguida, procura-se averiguar a situação das crianças em Cidade de Deus, de Paulo Lins, cuja inocência é comprometida sob o jugo dos coronéis do tráfico de drogas, como Zé Miúdo/Pequeno. Finalmente, conclui-se que a obra de Amado indicou as anomalias de uma sociedade de exclusão que permitia o abandono de crianças nas ruas, como se estivesse prevendo que a situação pioraria se não houvesse políticas de inclusão com distribuição de renda, visando à qualidade de vida da população.

    Resumo em Inglês:

    This text presents the semantic and mythic feature of childhood, indicating the ideas of innocence and purity that characterize the beginning of an existence. If these ideals configurate an edenic space that can determine the positive relationships that children establish with themselves and the adult world, in the nocturnal regime of imagination, the escape from this space indicates a negative deviation, capable of destroying a state of innocence. We observe this deviation in the delinquent children in Captains of the sand, by Jorge Amado, which, abandoned in the streets of Salvador, lose their world of purity looking for mechanisms of survival. Then, we investigate the children in City of God, by Paulo Lins, whose innocence is undermined by the power of drug dealers such as Zé Miúdo/Pequeno. Finally, we conclude that Amado's work indicates the anomalies of a society of exclusion that allows children to be abandoned in the streets, as if he was predicting that this situation would get worse if the country did not apply policies of inclusion with revenue sharing, aiming at the quality of life of the population.
  • Bastardos e órfãos contemporâneos: a arqueologia da infância nos romances de filiação Literatura E Infância

    Pajolla, Alessandra Dalva de Souza

    Resumo em Português:

    A reconstituição das origens configura uma dinâmica narrativa presente em diversas obras no campo literário atual: o retorno ao passado despido de nostalgia, marcado pela tentativa de explicar por meio das origens (reais e imaginárias) as lacunas identitárias. Os romances de filiação integram essa tendência e interrogam a ascendência como um mecanismo para resolver enigmas do presente. As obras Azul-corvo (2010), de Adriana Lisboa, Era meu esse rosto (2012), de Marcia Tiburi, e Chove sobre minha infância (2012), de Miguel Sanches Neto, expõem o percurso de narradores que voltam ao tempo da infância em busca de autoconhecimento e, sobretudo, pertencimento.

    Resumo em Inglês:

    The reconstruction of the origins sets up a dynamic narrative present in several books in the contemporary literature: the return to the past, without nostalgia, marked by the attempt to explain identities through their origins (real and imaginary). Novels of affiliation are part of this trend, questioning genealogy as a mechanism to solve the mysteries of the present. The novels Azul-corvo (2010), by Adriana Lisboa, Era meu esse rosto (2012), by Marcia Tiburi, and Chove sobre minha infância (2012), by Miguel Sanches Neto, describe narrators returning to their childhood in search of self-knowledge and especially a sense of belonging.
  • "Gente-grande": denúncia da pequenez dos adultos Literatura E Infância

    Saraiva, Juracy Assmann; Mügge, Ernani

    Resumo em Português:

    O presente artigo analisa o processo de representação instituído no conto Gente-grande", de Domingos Pellegrini, a partir da concepção de que o texto literário é o resultado de uma reflexão crítica do autor diante da realidade e um trabalho de exploração dos recursos da linguagem, atividades que encontram seu correlato na ação do leitor. A estrutura comunicacional em "Gente-grande" e suas estratégias narrativas induzem o leitor a compartilhar do drama das personagens infantis, gerado pela conflituosa separação dos pais; paralelamente, o conto mobiliza-o a identificar situações análogas no contexto contemporâneo, ao mesmo tempo em que o instiga a enfocar os elementos composicionais que instalam a articulação entre ficção e realidade. Na visão integradora que daí resulta, sobressai a imagem da criança estupefata diante da inconsequência dos adultos e se manifesta a denúncia da violação da harmonia familiar, a que a infância tem direito. Nesse sentido, o conto de Domingos Pellegrini exerce a função formadora da arte, visto que atua sobre o leitor, sensibilizando-o em face dos dramas humanos, particularmente o das crianças.

    Resumo em Inglês:

    Based on the idea that the literary text is the result of an author's critical reflection on reality as well as a work of language, activities that find their counterpart on the reader, this article analyses the representation process instituted in the short story "Gente-grande", by Domingos Pellegrini. The communicational structure in "Gente-grande" and its narrative strategies lead the reader to share the character's drama, due to the conflictive divorce of their parents. In parallel, the short story mobilizes the reader to identify similar situations in the contemporary context, while it instigates him to focus on the compositional elements, which constitute the articulation between fiction and reality. As a result, the image of the astonished child becomes prominent because of the adults' incoherence and the violation of the family's harmony, a harmony which childhood deserves. Thus, the short story written by Domingos Pellegrini executes the forming function of art, since it acts on the reader, drawing his/her attention to human dramas, particularly those of children.
  • Narrativas del pasado y literatura infantil: continuidades y rupturas en los planteos críticos de Graciela Montes y Ana Maria Machado Literatura E Infância

    García, Laura Rafaela

    Resumo em Espanhol:

    Este trabajo propone continuar los estudios iniciados en otras instancias de investigación con el fin de explorar la literatura infanto-juvenil desde los estudios literarios y el impacto de la violencia política de las últimas dictaduras militares. El texto recorrerá las miradas del pasado a partir de la experiencia de dos autoras claves para la literatura infantil de Argentina y de Brasil, como son Graciela Montes y Ana Maria Machado. Por un lado, este estudio pretende profundizar en los modos en los que la violencia política de la última dictadura incidió en las prácticas intelectuales de estas autoras en los dos países. Esto nos permitirá establecer similitudes y diferencias entre ambos casos. Por otro lado, avanzaremos en el análisis de narrativas críticas entendidas como memorias fundamentales para la reconstrucción de las polémicas que definieron los principales planteos de la literatura para niños en los años noventa, dentro del contexto democrático. El posicionamiento crítico de las autoras con respecto a los movimientos de su campo y las características del contexto de cada país contribuye a profundizar en los modos desde los cuales la literatura participa de la infancia.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes to continue the studies initiated in other instances of research to explore the children's literature from literary studies and the impact of political violence in recent military dictatorships. The text looks last tour from the experience of two key authors of children's literature for Argentina and Brazil, such as Graciela Montes and Ana Maria Machado. First, this study aims to deepen the ways in which the political violence of the dictatorship fell upon the intellectual authors of these practices in the two countries. This will allow us to establish similarities and differences between the two cases. On the other hand, advance in the analysis of narrative reviews understood as fundamental memories for the reconstruction of the controversies that defined the main proposals of children's literature in the nineties, in a democratic context. The critical position of the authors regarding the movements of their field and the characteristics of the context of each country contributes to deeper modes from which literature participates childhood.
  • Literaturas e infâncias: pesquisa (d)e pós-graduação como espaço político Literatura E Infância

    Dalvi, Maria Amélia

    Resumo em Português:

    Discutem-se teses defendidas em programas de pós-graduação brasileiros em torno das relações entre literatura e infância (1987-2012). Busca-se compreender o que nos pode dizer a presença reiterada ou a ausência de certos temas, questões, referenciais, procedimentos e conclusões. Esse tipo de investigação permite rastrear indícios de conquistas e desafios para aqueles que se dedicam à área, pensando a pós-graduação como um espaço político de produção de cultura em torno dessas relações.

    Resumo em Inglês:

    This work reviews the theses published by Brazilian universities from 1987 to 2012 that focus on the relationships between literature and childhood. The aim is to understand what can be learned from either the reiterated presence or the glaring absence of certain themes, questions, references, methods and conclusions. We believe that such investigation allows us to track the "achievements" and "challenges" that those dedicated to study the relations between literature and childhood have to face. By that, we can consider postgraduate studies/research as a political space where culture is produced in the relations between literature and childhood.
  • Crianças que sofrem: representações da infância em livros distribuídos pelo PNBE Literatura E Infância

    Silveira, Rosa Maria Hessel; Quadros, Marta Campos de

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa as representações de infância/criança na literatura infantil brasileira contemporânea a partir do marco teórico metodológico dos estudos culturais em educação. Como recorte de um estudo mais amplo que tem buscado compreender os fatores envolvidos na recepção dos livros que compõem os acervos do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, este texto aborda as representações de crianças que sofrem e as diferentes origens desse sofrimento sob três eixos temáticos: pobreza e trabalho infantil, dificuldades no convívio social e medos infantis. Configuram-se material de análise oito obras apenas de autores brasileiros que compõem os acervos do PNBE, referentes aos anos 2012 e 2014, e que contêm narrativas com texto verbal e ilustrações e somente com imagens.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes representations of childhood/child in Brazilian contemporary children's literature from the theoretical and methodological framework of cultural studies in education. As a part of a larger study that has sought to understand the factors involved in receiving books that make up the collections of the National Program Library in School (PNBE) - Early Years of Elementary School, this text discusses the representations of children suffering and the different origins of suffering according to three main themes: poverty and child labor, difficulties in social interaction and children's fears. The analysis is based on eight books by Brazilian authors that are part of the 2012 and 2014 collections of PNBE, and which contains verbal narratives with illustrations and wordless books.
  • Literatura e infância: entre filosofia, história e "despropósitos" Literatura E Infância

    Silva, Márcia Cabral da

    Resumo em Português:

    Neste estudo, sublinham-se algumas reflexões no âmbito da relação entre literatura, infância e experiência. De modo específico, almeja-se pensar sobre a dimensão filosófica da linguagem em diálogo com obras literárias contemporâneas que trazem ao primeiro plano a infância. Por um lado, opera-se uma reflexão sobre a relação entre ficção e infância, com especial ênfase na produção protagonizada por personagens crianças e em sua capacidade de ver a realidade por outra perspectiva, de filosofar. Por outro, enfatiza-se o exame de estratégias literárias capazes de causar estranhamento em relação ao caráter descritivo e comunicativo da linguagem cotidiana. Para desenvolver o exame, privilegiam-se as seguintes obras: Exercícios de ser criança (1999) e Memórias inventadas: a infância (2003), de Manoel de Barros.

    Resumo em Inglês:

    In this paper we emphasize some reflections in the context of the relationship among literature, childhood and experience. Specifically, the aim is to think about the philosophical dimension of language in dialogue with contemporary literary works that focus on childhood. On one hand, we reflect on the relationship between fiction and childhood, with special emphasis on the books that have children as main characters that have an ability to see the reality from another perspective, to philosophize. On the other hand, we emphasize the examination of literary strategies capable of causing perplexity in relation to the descriptive and communicative character of everyday language. In order to develop the study, the focus is on the following works: Exercícios de ser criança (1999) and Memórias inventadas: a infância (2003), by Manoel de Barros.
  • "Tratado" e Exercício de ser criança: a infância entre versos, rimas e tintas Literatura E Infância

    Silvestre, Penha Lucilda de Souza; Martha, Alice Áurea Penteado

    Resumo em Português:

    A obra de arte, de modo geral, consiste em um evento significativo, visto que o leitor pode vivenciar diferentes mundos ficcionais, como também recuperar e articular as redes intertextuais, no ato da leitura. Assim, há a possibilidade de repensar a sua própria experiência e as condições sociais em que a criança está inserida. Nesse sentido, o nosso objetivo é realizar um percurso no universo poético, a partir da leitura dos textos Exercício de ser criança (1999), de Manoel de Barros, e Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos (2009), de Selma Maria Kuasne, associando-os à produção plástica de Candido Portinari "Meninos soltando pipa" (de 1932), "Crianças brincando" (de 1938) e "Meninos brincando" (de 1955). Com efeito, essas obras nos permitem repensar como se dá a representação e a constituição da infância na arte e entendê-la nas tramas da poesia e da pintura, como também o ato de brincar, em um processo dialético.

    Resumo em Inglês:

    The work of art, in general, consists of a significant event, considering the reader can experience different fictional worlds, as well as retrieve and articulate the intertextual networks in the act of reading. Thus, there is the possibility of rethinking one's own experience as well as the social conditions in which the child is inserted. In this sense, our objective is to perform a journey through the poetic universe from the reading of the texts Exercício de ser criança (1999), by Manoel de Barros, and Um pequeno tratado de brinquedos para meninos quietos (2009), by Selma Maria Kuasne, associating them to the paintings by Candido Portinari, 'Boys flying kites' (1932), 'Children playing' (1938) and 'Boys playing' (1955). Indeed, these pictures enable us to rethink how the representation and the constitution of childhood in art are conceived and to understand them in the weaving of poetry and painting, as well as the act of playing, in a dialectical process.
  • Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças Literatura E Infância

    Moraes, Giselly Lima de

    Resumo em Português:

    Este trabalho busca refletir sobre a diversidade de recursos semióticos presente na literatura infantil contemporânea, analisando os efeitos dos avanços tecnológicos sobre o texto literário. Utilizando alguns conceitos originários dos estudos sobre a multimodalidade, analisa os potenciais de sentido resultantes da articulação entre recursos verbais e não verbais na literatura impressa e digital, a partir das obras Flicts, "A girafa" e "Cigarra", da série "Ave, palavra", de Angela Lago, e do aplicativo de literatura para crianças Es así, de Paloma Valdivia. A autora apresenta elementos para afirmar que o avanço dos estudos da multimodalidade contribui para melhorar a experiência literária por parte das crianças na contemporaneidade ao oferecer meios para conhecer e mediar os processos de interpretação e fruição de textos multimodais.

    Resumo em Inglês:

    This paper reflects on the diversity of semiotic resources in contemporary children's literature, analyzing the impact of technology on the literary text. Using some concepts from the studies of multimodality, we examine the potential of sense resulting from the relationship between verbal and nonverbal features in print and digital literature, in works such as Flicts; "A girafa" and "Cigarra", from Angela Lago's series "Ave, palavra"; and the application of literature for children Es así, by Paloma Valdivia. The author presents evidence to assert that the advances in multimodality studies help improving the literary experience by children nowadays, as it offers ways to know and mediate the process of interpretation and enjoyment of multimodal texts.
  • A sombra do mundo: excesso e aprisionamento em Diomedes: a trilogia do acidente, de Lourenço Mutarelli Outros

    Cardoso, André Cabral de Almeida

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é examinar a maneira como a estética dos filmes noir é apropriada por Lourenço Mutarelli em sua narrativa em quadrinhos Diomedes: a trilogia do acidente. Dividida entre a tentativa de representar o real e um forte impulso de estilização, essa estética age como elemento estruturador da narrativa, criando um mundo caracterizado pelo excesso e a degradação, do qual aparentemente não há saída.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to examine the way the aesthetics of film noir is appropriated by Lourenço Mutarelli in his graphic novel Diomedes: a trilogia do acidente. Torn between an attempt to represent the real and a strong impulse towards stylization, this aesthetics acts as a structuring element of the narrative, creating a world characterized by excess and degradation, from which apparently there is no way out.
  • Rasga Coração, de Vianinha, e Hair: aproximação e distanciamento num contexto de contracultura Outros

    Oliveira, Éwerton Silva de

    Resumo em Português:

    Considerando a estrutura formal e conteudística das obras, e os movimentos políticos e culturais dos jovens dos anos 1960 e 1970 - dentre eles, a contracultura - no contexto norte-americano e no processo histórico brasileiro (este último incluindo a plena vigência de uma ditadura militar), o presente artigo procura analisar como o musical Hair (1967), dos atores norte-americanos James Rado e Gerome Ragni, e a peça Rasga coração (1974), do dramaturgo brasileiro Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), sobretudo por meio de suas personagens jovens, representam a presença da contracultura (em suas inovações e contradições, semelhanças e diferenças) nos Estados Unidos e no Brasil. O diferente enfoque de ambas as peças a este movimento político-cultural também é enfatizado no artigo.

    Resumo em Inglês:

    Considering the plays' formal and content structure, and the political and cultural movements of the 60's and 70's youth(the counterculture among them(in the North-American context and in the Brazilian historical process (including the dictatorship present in Brazil in these decades), this article aims to analyze how the musical called Hair (1967), by the American actors James Rado and Gerome Ragni, and Rasga coração (1974), a play by the Brazilian playwright Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha), represent the presence of the counterculture, with its innovations and contradictions, similarities and differences, in Brazil and in the United States. This representation is made especially by the young characters of these plays, and the different focus Rasga coração and Hair give to this political-cultural movement is also emphasized in the article.
  • Circuitos transnacionales de la literatura: João Gilberto Noll y el umbral de la convivência Outros

    Olcese, Santiago

    Resumo em Espanhol:

    El propósito del presente trabajo es reflexionar, a través de un análisis sobre Berkeley em Bellagio y Lorde de Joao Gilberto Noll, sobre una inflexión contemporánea de la relación entre literatura y mercado, pensándola como una instancia relacional que posibilitaría y afianzaría el desarrollo de las propias prácticas artísticas al mismo tiempo que modificaría, alteraría y torcería los objetivos estrictamente comerciales casi insoslayables para el mercado. Pensar para la literatura (o el arte en general) un modo de coexistencia con el mercado que no implique aceptación o consentimiento con los dispositivos hegemónicos de la llamada industria de la cultura sino que, por el contrario, muestre la capacidad disruptiva que tienen todavía las prácticas artísticas en relación con los efectos niveladores (en términos culturales) de la lógica económica, pero desde una posición que asume positivamente tal relación.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to reflect on the contemporary variation of the relation between literature and market, considering it a relational instance that enables and guarantee the development of artistic practices, at the same time as it modifies and distorts the strictly commercial goals that are almost inevitable to the market. Based on the analysis of Berkeley em Bellagio and Lorde, by João Gilberto Noll, we intend to reflect on a form of coexistence between literature (or art in general) and the market which doesn't imply acceptance or agreement to the hegemonic devices of the cultural industry. On the contrary, one that shows the disruptive capacity of artistic practices with regard to the aligning effects (in cultural terms) of the economic logic, but from a perspective that considers this relation as a positive one.
  • O narrador e a paisagem: Milton Hatoum, Bernardo Carvalho e o fim do projeto de uma literatura nacional Outros

    Chagas, Pedro Dolabela; Santos, Dárley Suany Leite dos

    Resumo em Português:

    Discute-se, a partir da observação de mudanças na construção do narrador e na representação da paisagem natural e social, o fim do projeto de literatura nacional no romance brasileiro. Para caracterizar as condições anteriores, parte-se da proposição de Echevarría segundo a qual o romance latino-americano já século XIX adotara a paisagem como símbolo identitário, sob a mediação interpretativa de discursos não ficcionais investidos de autoridade. Em seguida, apresenta-se a caracterização de Süssekind das figurações do narrador que consolidaram a paisagem em tal função no Brasil até o século XX. Em contraste, em Hatoum e Carvalho a multiplicação de vozes, a fragmentação das verdades e a auto-observação do narrador bloqueiam a mobilização da paisagem para a função identitária, num desvio dos pressupostos fundadores da literatura nacional que a inviabilizaria como projeto, o que implica uma transição histórica importante do romance brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we discuss the end of the project of a national literature as a guiding project of the Brazilian novel, having in mind the changes in the construction of the narrator and the representation of natural and social landscapes. To characterize such conditions, we review Echevarría's proposition that the 19th-century Latin American novel adopted the local landscape as an identity symbol under the interpretive and authoritative mediation of non-fictional discourse. Then, we analyze Süssekind's characterizations of fictional narrators that consolidated that function in Brazil until the 20th century. In contrast, in Hatoum's and Carvalho's works, the multiplication of voices, the fragmentation of truths and the self-observation of the narrator block the mobilization of the landscape for an identity-function, in a deviation of the founding assumptions of a national literature which indicates its demise as a common project - an important historical transition for the Brazilian novel.
  • Anselmo Peres Alós - A letra, o corpo e o desejo: masculinidades subversivas no romance latino-americano Resenhas

    Aguiar, Thiago Moreira
  • Débora Morato Pinto - Consciência e memória Resenhas

    Poiana, Fernando Aparecido
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
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