Acessibilidade / Reportar erro
Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Número: 73, Publicado: 2024
  • As ambivalências da maternidade: uma análise da personagem Anna em Com armas sonolentas, de Carola Saavedra Seção Tema Livre

    Farias, Ariane Avila Neto de

    Resumo em Português:

    Resumo É pelo corpo e pela sexualidade, tomados como aspectos que demarcam a negatividade e a inferioridade do sujeito feminino, que a mulher é oprimida e dominada. É nesse contexto que questões referentes à maternidade foram construídas sob os pilares do patriarcado, discurso que historicamente subjugou e silenciou o sujeito feminino. O fazer materno constituiu-se enquanto exercício de abnegação e entrega da mulher à sua prole, como a principal responsável pela ação de cuidar; há a certeza de que o amor de mãe é sentimento inato e inquestionável. Ainda, a realização da maternidade é entendida como fator de confirmação de feminilidade, sendo o não cumprimento desta a demarcação de um caráter desviante. Entretanto, na atualidade, vem-se revisando o status materno, de modo que se compreenda que a construção da mulher-mãe perpassa uma multiplicidade de experiências. Isto posto, o presente trabalho teve como objetivo refletir acerca da construção do sujeito-mãe na obra Com armas sonolentas, publicada em 2018, de autoria de Carola Saavedra. O estudo, que foca na maternidade da personagem Anna, aponta para a percepção de que a narrativa analisada apresenta uma maternidade que desconstrói os ideias reservados a essa instituição, desnudando, assim, as ambivalências e as múltiplas experiências que envolvem esse fazer. A discussão parte das contribuições teóricas de Nancy Chodorow (1978), Elizabeth Badinter (1985), Adrienne Rich (1986) e Orna Donath (2017).

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Es a través del cuerpo y la sexualidad, tomados como aspectos que demarcan la negatividad y la inferioridad del sujeto femenino, que las mujeres son oprimidas y dominadas. Es en este contexto que las cuestiones relativas a la maternidad se construyeron bajo los pilares del patriarcado, discurso que históricamente ha subyugado y silenciado al sujeto femenino. La actividad materna se constituyó como un ejercicio de desinterés y dedicación de la mujer, a quien corresponde en primer lugar la acción de cuidar, de su descendencia; Existe la certeza de que el amor de una madre es un sentimiento innato e incuestionable. Además, la consecución de la maternidad se entiende como un factor de confirmación de la feminidad, mientras que su incumplimiento marca un carácter desviado. Sin embargo, hoy en día se revisa el estatus materno, de manera que se comprenda que la construcción de la mujer-madre permea una multiplicidad de experiencias. Dicho esto, el presente trabajo pretende reflexionar sobre la construcción del sujeto-madre en la obra Com Armas Sonolentas, publicada en 2018 por Carola Saavedra. El estudio, que se centra en la maternidad del personaje Anna, apunta a la percepción de que la narrativa analizada presenta una maternidad que deconstruye las ideas reservadas a esta institución, exponiendo así las ambivalencias y múltiples experiencias que involucran esta actividad. La discusión se basa en los aportes teóricos de Nancy Chodorow (1978), Elizabeth Badinter (1985), Adrienne Rich (1986) y Orna Donath (2017).

    Resumo em Inglês:

    Abstract It is through the body and sexuality, taken as aspects that demarcate the negativity and inferiority of the female subject, that women are oppressed and dominated. In this context, issues related to motherhood were constructed under the pillars of patriarchy, a discourse that historically subjugated and silenced the female subject. Motherhood has been constituted as an exercise of selflessness and devotion by the woman, who is primarily responsible for caring for her offspring. There is a certainty that a mother's love is innate and unquestionable. Furthermore, the achievement of motherhood is understood as a confirmation of femininity, and failing to fulfill this role is seen as a mark of deviance. However, nowadays, maternal status is being reviewed to understand that the construction of the woman-mother permeates a multiplicity of experiences. The present work aimed to reflect on the construction of the mother-subject in the work Com armas sonolentas, published in 2018, by Carola Saavedra. The study, which focuses on the motherhood of the character Anna, points to the perception that the narrative analyzed presents a form of motherhood that deconstructs the ideals reserved for this institution, thus exposing the ambivalences and multiple experiences involved in this activity. The discussion is based on the theoretical contributions of Nancy Chodorow (1978), Elizabeth Badinter (1985), Adrienne Rich (1986) and Orna Donath (2017).
  • O lagarto e a serpente: excesso e homoerotismo no romance A céu aberto, de João Gilberto Noll Seção Tema Livre

    da Silva, Samuel Lima

    Resumo em Português:

    Resumo Em A céu aberto, de João Gilberto Noll (1996), a operação do excesso, bem como sua estreita ligação com o homoerotismo, estabelece um jogo simbólico que concentra, na intimidade erótica do texto, o protagonista que se fratura em vários outros, de modo a romper com a quietude do corpo. Dessa forma, tem-se um personagem que, na constância do excesso sexual, autoriza aquilo que está embaixo, jogado no chão — os excrementos, os líquidos viscosos que jorram do corpo, dentre outros —, a ocupar um lugar de centralidade no enredo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En A Céu Aberto, de João Gilberto Noll (1996), la operación del exceso, así como su estrecha conexión con el homoerotismo, establece un juego simbólico que concentra, en la intimidad erótica del texto, un personaje que se fractura en varios otros, de modo a romper con la quietud del cuerpo. De esta manera, tenemos un narrador que, en la constante desmesura del sexo, permite que lo que hay debajo, tirado al suelo — los excrementos, los líquidos viscosos que brotan del cuerpo, entre otros — ocupe un lugar central en la trama.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In A Céu Aberto, by João Gilberto Noll (1996), the operation of excess, as well as its close connection with homoeroticism, establishes a symbolic game that concentrates, within the erotic intimacy of the text, a character that fractures into several others, in order to break with the stillness of the body. In this way, we have a narrator who, in the constant excessiveness of sex, authorizes what is underneath, cast on the ground — the excrement, the viscous liquids that flow from the body, among others — to occupy a central place in the plot.
  • Transparência no cinema; opacidade na literatura: a escrita roteirizada de Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino Seção Tema Livre

    de Oliveira, Marília Corrêa Parecis

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo propõe uma análise do romance Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino (2005), com o intuito de observar que efeitos estéticos e de sentido decorrem da “escrita roteirizada” utilizada pelo autor para a construção da narrativa literária. O termo “escrita roteirizada” é usado por Schøllhammer (2009) para designar a produção literária brasileira, que tem início na década de 1990, quando surgem narrativas que se valem de procedimentos análogos aos dos meios audiovisuais e digitais. Logo a perspectiva aqui adotada não diz respeito apenas a comparar duas linguagens diversas, isto é, literatura e cinema, mas a permanecer no domínio da escrita e investigar como ela corrobora traços de uma linguagem ligada à tecnologia icônica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este artículo propone un análisis de la novela Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, de Marçal Aquino (2005), con el objetivo de observar los efectos estéticos y semánticos que resultan de la “escritura guionizada” empleada por el autor en la construcción de la narrativa literaria. El término “escritura guionizada” es utilizado por Schøllhammer (2009) para designar la producción literaria brasileña que comienza en la década de 1990, caracterizada por narrativas que emplean técnicas análogas a los medios audiovisuales y digitales. Por lo tanto, la perspectiva adoptada aquí no solo se refiere a comparar dos lenguajes diferentes, es decir, literatura y cine, sino que también se mantiene dentro del dominio de la escritura para investigar cómo corrobora elementos de un lenguaje asociado con la tecnología icónica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article proposes an analysis of the novel Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, by Marçal Aquino (2005). The study aims to analyze the aesthetic and semantic effects resulting from the “script-like writing” employed by the author in constructing the literary narrative. The term “script-like writing” is used by Schøllhammer (2009) to designate Brazilian literary production beginning in the 1990s, characterized by narratives that employ techniques analogous to audiovisual and digital media. Therefore, the perspective adopted here not only concerns comparing two different languages, namely literature and cinema, to explore how writing itself corroborates elements of a language associated with iconic technology.
  • Ruge a carta, corresponde o arado, ara o rugido: utopias de comunidade na literatura brasileira contemporânea Seção Tema Livre

    de Moraes, Ricardo Gaiotto

    Resumo em Português:

    Resumo Concomitantemente ao recrudescimento do autoritarismo na política e à emergência de um período de desesperança marcado pelas consequências da pandemia da COVID-19, há um sintoma que pode ser detectado em vários romances da literatura brasileira contemporânea, a elaboração nos tecidos ficcionais de figurações de utopias de comunidade. No caso do corpus foco deste artigo — Carta à rainha louca, de Maria Valéria Rezende (2019), Torto arado, de Itamar Vieira Junior (2019), e O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk (2021) —, essa utopia projeta um futuro com direitos humanos preservados ao reconstruir o passado com base em outras perspectivas, sublinhando a denúncia da violência sistêmica contra marginalizados e da revolta latente, que demandam a reparação contra as violências sistêmicas da sociedade brasileira. Pela análise de aspectos textuais e extratextuais, sabendo que o limite entre esses domínios é poroso, o artigo perscruta dois desdobramentos desses aspectos: a constituição temática no enredo de eventos que figuram utopias de comunidade; e a elaboração das vozes de narradores que demarcam tensões entre representação e alteridade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Junto al auge del autoritarismo en la política y al surgimiento de un período de desesperanza marcado por las consecuencias de la pandemia del COVID-19, hay un síntoma que puede detectarse en varias novelas de la literatura brasileña contemporánea, a saber: la elaboración en los tejidos ficcionales de figuraciones de utopías comunitarias. En el caso del corpus central de este artículo — Carta à rainha louca, de Maria Valéria Rezende (2019), Torto arado, de Itamar Vieira Junior (2019), y O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk (2021) —, esta utopía proyecta un futuro con los derechos humanos preservados reconstruyendo el pasado desde otras perspectivas, subrayando la denuncia de la violencia sistémica contra los marginados y la revuelta latente que exige reparaciones contra la violencia sistémica de la sociedad brasileña. Analizando aspectos textuales y extratextuales, sabiendo que la frontera entre estos dominios es porosa, el artículo examina dos desarrollos de estos aspectos: la constitución temática en la trama de acontecimientos que presentan utopías de comunidad; y la elaboración de las voces de los narradores, que demarcan tensiones entre representación y alteridad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Alongside the rise of authoritarianism in politics and the emergence of a period of hopelessness marked by the consequences of the COVID-19 pandemic, there is a symptom that can be detected in several novels of contemporary Brazilian literature, precisely the elaboration in the fictional tissues of figurations of community utopias. In the case of the corpus focused on in this article — Carta à rainha louca, by Maria Valéria Rezende (2019), Torto arado, by Itamar Vieira Junior (2019), and O som do rugido da onça, by Micheliny Verunschk (2021) — this utopia projects a future with human rights preserved by reconstructing the past from other perspectives, underlining the denunciation of systemic violence against the marginalized and the latent revolt that demands reparation against the systemic violence in Brazilian society. Based on the analysis of textual and extratextual aspects, knowing that the boundary between these domains is porous, the article examines two developments: the thematic constitution in the plot of events that figure utopian communities and the elaboration of the narrators’ voices, which outline tensions between representation and alterity.
  • Momento cartográfico e momento expedicionário, com um intervalo: proposta de esquema da ficção de Alberto Mussa (1997-2018) Seção Tema Livre

    Balbi, Henrique

    Resumo em Português:

    Resumo Na contramão da maior parte da fortuna crítica sobre Alberto Mussa (1961, Rio de Janeiro-RJ), este artigo escolhe não uma abordagem parcial, restrita a um livro ou conto, e sim uma visão de conjunto da obra. A partir de uma leitura sintética de seus principais livros, o trabalho propõe um esquema para a compreensão do conjunto, valendo-se de algumas imagens conceituais: haveria um momento cartográfico (1997-2006), em que o autor testa recursos formais e deles se apropria; depois, um intervalo radical (2007-2010), em que Mussa diminui a preponderância da ficção em sua escrita, em busca de um diálogo com suas “raízes”, isto é, obras, gêneros e figuras por ele tomados como base de sua poética; e, por fim, um momento expedicionário (2011-2018), quando seus esforços criativos se voltam para um único projeto: os romances do Compêndio Mítico do Rio de Janeiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En contraposición a la mayoría de los estudios sobre la ficción de Alberto Mussa (1961, Rio de Janeiro), este artículo elige analizar no solo un libro o algunos cuentos, sino el conjunto de su obra. Analiza de modo rápido todas sus novelas y reuniones de cuentos y ofrece una nueva manera de comprender el conjunto de la literatura de Mussa, utilizando algunas imágenes conceptuales: habría un tiempo cartográfico (1997-2006), en el que el escritor prueba recursos de la forma literaria, eligiendo los que le parecen más interesante. Después, un intervalo radical (2007-2010), con un apartamiento temporario de la ficción en su escritura, buscando un diálogo con sus “raíces” de su base poética. Por fin, un tiempo expedicionario (2011-2018), con una concentración de sus esfuerzos creativos se vuelven hacia un único proyecto: las novelas de su Compêndio Mítico do Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Contrary to most critical literature on Alberto Mussa (1961, Rio de Janeiro), this article focuses not only on one of his books or short stories but rather on a comprehensive overview of his work. By quickly analyzing all of his novels and short story collections, the study offers a comprehensive overview of his literature, proposing a schema for understanding his oeuvre, utilizing some conceptual images: there is a cartographic moment (1997-2006), in which Mussa experiments with form, selecting what suits best his fiction. Then, there is a radical intermission (2007-2010), in which he moves a little bit away from creative literature and explores what he deems the “roots” of his poetics, i.e., works, genres, and figures he considers foundational to his writing. Finally, there is an expeditionary moment (2011-2018), with a concentration of efforts into a single project: the novels of his Mythical Compendium of Rio de Janeiro (Compêndio Mítico do Rio de Janeiro).
  • Martha Batalha: Chuva de papel Resenha

    Silva, Luciana Bessa
Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB) Programa de Pós-Graduação em Literatura, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Universidade de Brasília , ICC Sul, Ala B, Sobreloja, sala B1-8, Campus Universitário Darcy Ribeiro , CEP 70910-900 – Brasília/DF – Brasil, Tel.: 55 61 3107-7213 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaestudos@gmail.com