Acessibilidade / Reportar erro
Esta recomendação é referente ao artigo:

Parecer A de “Organização das memórias e patrimônios culturais LGBTQIAPN+ sob a perspectiva da desclassificação”

Artigo avaliado:

VANIN, Luís Fernando; SALES, Rodrigo de. Organização das memórias e patrimônios culturais LGBTQIAPN+ sob a perspectiva da desclassificação. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, e-137368, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137368

Parecer A

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137368.A

Completo em: 2024-02-01 02:42 PM

Recomendação: Correções obrigatórias

1. Adequação ao perfil editorial da Revista Em Questão:*

Excelente

2. Relevância do tema:*

Excelente

3. Originalidade na abordagem do tema:*

Bom

4. Contribuição para a área da Ciência da Informação:*

Bom

5. Considerações a respeito da relevância, originalidade e contribuição para a área do conhecimento:

O texto apresentado, como indicado pela pessoa autora, no convida a problematizar os limites e entraves relacionados aos elementos teóricos, conceituais, metodológicos e estruturais, relacionado ao campo da Organização do conhecimento, especialmente por reconhecer os limites deste campo, quando de sua aproximação e aplicação em ações de representação de memórias e patrimônios culturais da comunidade LGBTQIAPN+. Neste sentido, é inquestionável a relevância do tema no âmbito dos estudos informacionais. Especificamente, considerando que se trata de um artigo científico e não de um ensaio, alguns elementos estruturais e metodológicos precisariam ser trazidos ao texto, para construção de argumentos fundamentados em mais dados, em mais evidências científicas e ainda, outras perspectivas sobre o tema precisariam ser contrapostas de modo mais adensado, aos argumentos construídos.

Para que seja viável, aferir a excelência a originalidade ao estudo, seria válido que a pesquisa apresentasse, de modo mais explicito, trabalhos nacionais e internacionais, na área, que tratam do tema, explicitando os objetivos desses estudos, relacionando seus resultados e assim, esgotando as possibilidades de que, de fato, a abordagem e os objetivos propostos no referido texto, não tenham sido suficientemente contemplados na área. Este trabalho a priori, de revisão, que não necessariamente precisa ser sistemática, requer ser apresentada, pois ela validará e confirmará a lacuna de conhecimento que está sendo dirimida com a produção da pesquisa que se apresenta.

6. Qualidade e pertinência do referencial teórico:*

Bom

7. Considerações a respeito da qualidade e pertinência do referencial teórico:

O referencial teórico é pertinente e está bem construído e relacionado. Autores estruturantes do pensamento crítico são chamados a pesquisa, como Stuart Hall, Foucault, e alguns pontos centrais das obras desses autores são mencionados no artigo. No entanto, caberia uma melhor contextualização dos mesmos, nos escopo das questões que contornam o tema da pesquisa para depois, apresentar os pontos de suas obras que contribuiriam para a construção das discussões relacionadas a item 3 Memórias, culturas e patrimônios, por exemplo. Ainda, sobre esse item, sugere-se que o item 4 Memórias, culturas e patrimônios LGBTQIAPN+, converta-se em 3.1.

De modo mais objetivo, se faz a sugestão de que seja apresentada uma breve revisão nacional e internacional, das principais pesquisas já desenvolvidas na CI e na OC, que relacionam a pauta LGBTQIAPN+ (em seus diferentes tempos e siglas), demonstrando ao final, em que perspectiva, o seu trabalho se difere das pesquisas já desenvolvidas, validando ainda mais, a contribuição do artigo, para o avanço do conhecimento na área. A seguir, são apresentados títulos de estudos nacionais que poderiam ser ponderados (mas não só eles): A temática diversidade sexual na Ciência da Informação: a perspectiva da responsabilidade social (2017), Informação e patrimônio cultural LGBT: as mobilizações em torno da patrimonialização da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (2020), Memória da militância: A contribuição da Organização do Conhecimento para a reconstrução da memória do movimento LGBT da região do Cariri cearense (2015), Produção de conhecimento e informação LGBTQIA+ na Ciência da Informação (2022), A importância da comunicação científica para a visibilidade de temáticas sociais: LGBT e biblioteca pública (2020), A rede epistêmica da informação gênero-sexualidade na Ciência da Informação (2021), Mapeamento bibliométrico da produção científica dos eixos temáticos Ciência da Informação e o movimento de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros indexados na BRAPCI (2022), Informação, gênero e sexualidade: uma análise da comunicação científica do Grupo de Trabalho “Informação & Saúde”-ENANCIB (2019), A contribuição da organização do conhecimento na representação da informação em contextos lgbt: interpelações acerca da linguagem (2017), Ética em Organização do Conhecimento: categorização de termos fronteiriços em relação a gênero e sexualidade (2020), dentre outros.

8. Pertinência e adequação dos procedimentos metodológicos:*

Bom

9. Clareza na apresentação e detalhamento dos procedimentos metodológicos:*

Bom

10. Considerações a respeito dos procedimentos metodológicos:

Os procedimentos metodológicos foram razoavelmente explicitados. Embora o texto se construa de modo argumentativo, caberia especificar quais recursos e instrumentos foram mobilizados para que os autores chamados a pesquisa, fossem selecionados (e não outros). Os critérios metodológicos utilizados para sustentar as analises apresentadas no item 5 Algumas reflexões possíveis e necessárias, também precisariam ser evidenciados. Ainda, considerando a força colocada na obra de García Gutiérrez para sustentar processos de desclassificação, caberia ao estudo, apresentar com um pouco mais de evidências práticas, como se manifestaria, efetivamente a “epistemografia interativa” já que ela é, inclusive, validada nas considerações finais do estudo.

11. Consistência e discussão dos resultados e coerência das conclusões:*

Bom

12. Considerações a respeito dos resultados e das conclusões:

Os resultados e conclusões estão coerentes com o problema de pesquisa e os objetivos levantados. No entanto, considerando os objetivos da publicação de um artigo, em revistas de grande impacto, caberia apresentar proposições mais específicas que ultrapassem o lugar das "Algumas reflexões possíveis e necessárias ", direcionando os resultados e conclusões para a construção de proposições e avanços, pois a pauta é urgente.

13. Qualidade da argumentação (clareza, concisão, objetividade), correção textual e estrutura do texto:*

Excelente

14. Considerações a respeito da linguagem e redação do texto:*

O texto está muito bem escrito, os processos argumentativos estão muito bem concatenados e há uma fluidez importante na construção textual, que dá conta de contextualizar de modo muito coerente, toda a problematização de desenvolvimento das discussões.

15. Qual a sua recomendação sobre o aceite do artigo?*

Aceite, com correções (especificar no quadro a seguir).

16. Especificar as alterações sugeridas e/ou justificar a não aceitação.*

O texto apresenta muito aspectos positivos, dentre eles, destacam-se: a seleção do tema, do problema, a escrita argumentativa, a seleção de bons autores para construção de aporte teórico crítico. Algumas fragilidades facilmente sanáveis seriam: fortalecer a revisão de literatura sobre o tema, definir com mais objetividade os recursos metodológicos utilizados e apresentar resultados finais e conclusões de modo mais propositivo.

Recomendação: CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jul 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Parecer recebido em
    01 Fev 2024
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 , CEP: 90035-007., Fone: +55 (51) 3308- 2141 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: emquestao@ufrgs.br