Espaços |
Colaborativos |
Espaços que facilitam a aprendizagem colaborativa e a interação social de forma interdisciplinar, envolvendo alunos, professores e bibliotecários, havendo o apoio de recursos físicos e tecnológicos, tendo como foco a aprendizagem do aluno. |
Dinâmicos |
Espaços que estão em constante evolução e que se modificam de acordo com a necessidade e as novas tecnologias. |
Confortáveis e flexíveis |
Espaços com mobiliário confortável e flexível, que permita aos usuários reconfigurar o ambiente conforme a sua necessidade, por meio de móveis com rodízios, tornando o ambiente versátil. |
Estudo em grupo |
Salas de estudo equipadas com computador, quadro branco entre outras tecnologias. Assim como, áreas abertas para aprendizagem colaborativa, com a possibilidade de reconfiguração do ambiente por meio de mobiliário flexível. |
Estudo individual |
Áreas designadas para o estudo individual em ambiente silencioso. |
Interdisciplinar |
Espaço que propicie a colaboração interdisciplinar por meio de currículo integrado, com bibliotecários e professores trabalhando conjuntamente. |
Criativos |
Desenvolvimento de cenários criativos para garantir que o Learning commons esteja sempre pronto para fornecer valor agregado ao aprendizado. |
Inovadores |
Ambientes de aprendizagem inovadores em resposta às necessidades e comportamentos dos usuários, de acordo com as abordagens de aprendizagem em evolução. |
Alimentação (Cafés) |
Espaços de cafeteria ou cybercafé, localizados dentro das bibliotecas, com o intuito de promover um ambiente colaborativo informal, tendo mobiliário confortável, rede sem fio e espaço para laptop e estações de trabalho com computador. |
Reuniões, seminários, recepções, workshops e eventos culturais |
Disponibilização de espaços para que a comunidade escolar possa realizar eventos, assim como para que a biblioteca possa ofertá-los com o intuito de promover a interação entre alunos, professores e comunidade. |
Recursos Tecnológicos |
Estações de trabalho/clusters de computador |
Espaços equipados com computadores e configurados para que os usuários possam distribuir seus materiais e trabalhar em grupo, arranjados em diversas formas de design, como serpentinas, folha de trevo, forma de Y, etc. Algumas estações também podem ter softwares especializados, assim como podem estar localizadas em uma sala para treinamentos e aulas. |
VLC - Virtual Learning commons |
Ambiente virtual que propicia a criação de comunidades de aprendizagem por meio de trabalho colaborativo, com uma estrutura tecnológica que apoie a aprendizagem sincronizada. |
Laboratório multimídia |
Laboratórios equipados com tecnologia avançada para a realização de projetos, com softwares que possibilitem a edição de imagens, vídeos e áudios; além da possibilidade de impressão em grande escala e o desenvolvimento de conteúdo Web. |
Serviços |
Apoio acadêmico |
Serviço que tem como objetivo oferecer apoio acadêmico ao aluno, integrado ao currículo e à aprendizagem em sala de aula, como apoio à escrita, tutoria, oficinas e assistência tecnológica. |
Centros de ensino-aprendizagem para apoiar o corpo docente |
Disponibilização de ambiente com design inovador e ferramentas tecnológicas para uso do corpo docente, seja para treinamento dos docentes como para aula compartilhada, onde professor e bibliotecário trabalham conjuntamente. |
Balcão de atendimento/mesa de serviço/referência |
Área destinada ao suporte à pesquisa e assistência tecnológica, podendo estar integrada ao balcão de atendimento geral. Pode ser composta por diferentes profissionais em uma mesa ampla ou em mesas distintas, desde que seja um ambiente acolhedor e ergonômico para que facilite o acesso dos usuários. |
Instrução em Competência informacional |
Serviço especializado em que a biblioteca fornece instrução para que os usuários possam ter a capacidade de acessar, avaliar, usar e compartilhar informações de forma eficaz e ética. |
Gestão |
Planejamento colaborativo |
Estabelecer um relacionamento colaborativo entre os membros da instituição a partir da compreensão da missão, visão e valores da instituição maior. Com uma base sólida nos objetivos institucionais e nas necessidades do usuário, uma equipe colaborativa pode explorar o que priorizar dentro das principais características de um espaço, que tem como foco o aluno. |
Alinhamento com a visão, missão e valores da instituição |
Para ser abrangente e transformador, o Learning commons deve estar estrategicamente alinhado aos valores essenciais da universidade e os objetivos centrados no aprendizado do aluno. |
Avaliação do LC |
Avaliar o LC desde a etapa de planejamento, com a identificação das necessidades dos usuários. E realizar uma avaliação pós-ocupação do LC para promover melhorias futuras, bem como justificar o suporte contínuo. |
Liderança descentralizada |
Liderança baseada em equipe, com a presença de vários membros da instituição para desenvolver e sustentar o LC. |