Acessibilidade / Reportar erro
Esta recomendação é referente ao artigo:

Parecer B de “Organização das memórias e patrimônios culturais LGBTQIAPN+ sob a perspectiva da desclassificação”

Artigo avaliado:

VANIN, Luís Fernando; SALES, Rodrigo de. Organização das memórias e patrimônios culturais LGBTQIAPN+ sob a perspectiva da desclassificação. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, e-137368, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137368

Parecer B

https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137368.B

Completo em: 2024-02-15 01:24 PM

Recomendação: Correções obrigatórias

1. Adequação ao perfil editorial da Revista Em Questão:*

Excelente

2. Relevância do tema:*

Excelente

3. Originalidade na abordagem do tema:*

Bom

4. Contribuição para a área da Ciência da Informação:*

Excelente

5. Considerações a respeito da relevância, originalidade e contribuição para a área do conhecimento:

O tema da pesquisa "organização de memórias e patrimônios culturais sob a perspectiva da desclassificação" traz um componente relevante que discute justamente a hegemonia das classificações hierárquicas na organização do conhecimento. Os pesquisadores propõem a visão teórica de García Gutiérrez que rompe com essa hegemonia. Dessa forma, entende-se que tal discussão teórica contribui sobremaneira para a organização do conhecimento e, consequentemente, para a Ciência da Informação. Por isso, entende-se que o artigo traz relevância, originalidade e contribuição teórica para a área.

6. Qualidade e pertinência do referencial teórico:*

Excelente

7. Considerações a respeito da qualidade e pertinência do referencial teórico:

O referencial teórico é atual e relevante para o alicerce dos argumentos empreendidos pelos(as) autores(as). São teóricos, em grande maioria, pós-estruturalistas que compreendem essa necessidade de rompimento com a hegemonia da organização hierárquica do conhecimento. O referencial é atual e compreende, em sua maioria, autores da Ciência da Informação e Organização do Conhecimento..

8. Pertinência e adequação dos procedimentos metodológicos:*

Bom

9. Clareza na apresentação e detalhamento dos procedimentos metodológicos:*

Bom

10. Considerações a respeito dos procedimentos metodológicos:

Trata-se de uma pesquisa eminentemente teórica, onde houve a coadunação do objetivo com o procedimento metodológico com o intuito de estabelecer diálogos e emancipar vozes. Trata-se, portanto, de análises qualitativas que, por sua vez, dependem exclusivamente da postura e interpretação dos(as) autores(as) da pesquisa.

11. Consistência e discussão dos resultados e coerência das conclusões:*

Bom

12. Considerações a respeito dos resultados e das conclusões:

Os resultados e as conclusões são coerentes com o proposto no objetivo geral. De certa forma, ainda é incipiente como tal estabelecimento de diálogo e emancipação de vozes irá contribuir para estabelecer linguagens documentárias eticamente aceitáveis; porém, tal escopo não se encontra no intuito do artigo.

13. Qualidade da argumentação (clareza, concisão, objetividade), correção textual e estrutura do texto:*

Bom

14. Considerações a respeito da linguagem e redação do texto:*

Estabelecer diálogos e emancipar vozes são considerações subjetivas e que, como dito anteriormente, dependem exclusivamente da experiência e postura dos(as) autores(as). Nesse sentido, em algumas passagens do texto percebeu-se a necessidade de elementos de coesão para que se possa compreender como os diálogos são estabelecidos entre os teóricos. Em alguns momentos, o diálogo entre os teóricos fica à mercê do leitor em estabelecê-los devido à falta de coerência e coesão textuais.

15. Qual a sua recomendação sobre o aceite do artigo?*

Aceite, com correções (especificar no quadro a seguir).

16. Especificar as alterações sugeridas e/ou justificar a não aceitação.*

O artigo está devidamente estruturado e compreensível em sua grande extensão. Sugere-se, entretanto, uma revisão gramatical para dar maior coerência ao texto a fim de evitar parágrafos estéreis e, dessa forma, favorecer os diálogos pretendidos entre os teóricos.

Recomendação: CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    15 Jul 2024
  • Data do Fascículo
    2024

Histórico

  • Parecer recebido em
    15 Fev 2024
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 , CEP: 90035-007., Fone: +55 (51) 3308- 2141 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: emquestao@ufrgs.br