Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar Diretrizes para o desenvolvimento da Competência em Informação para as pessoas com Fibrose Cística. Consiste numa pesquisa social, com abordagem qualitativa e perspectiva epistemológica na fenomenologia. Caracteriza-se ainda como um estudo bibliográfico, documental e de natureza exploratória. A Coleta de dados se deu no acervo da Biblioteca Universitária da UFSC, no portal Scielo Brasil, no Portal Capes, nas bases de dados Ebsco e Web Of Science e, nas revistas nacionais de Biblioteconomia e Ciência da Informação, os termos de busca foram: “Information Literacy”, “Competência em Informação” “Cystic Fibrosis” e “Fibrose Cística”. Realizou-se entrevistas semiestruturadas via plataforma “google meet”, com pessoas com Fibrose Cística, acima de 18 anos de idade, residentes no estado de SC. A análise dos dados foi utilizado a ferramenta do Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultados, apresenta as Diretrizes para desenvolvimento da Competência em Informação, que estão organizadas em quatro componentes: Acesso; Avaliação; Uso e Comunicação da Informação.
Palavras-chave:
competência em informação; fibrose cística; vulnerabilidade; diretrizes