Artigo avaliado:
PFLEGER, Mariana Oliveira dos Santos; MACEDO, Marcelo. A contribuição das práticas de Learning commons para o processo de gestão do conhecimento em bibliotecas. Em Questão, Porto Alegre, v. 30, e- 137928, 2024. DOI: https://doi.org/10.19132/1808-5245.30.137928
Parecer A
https://doi.org/10.1590/1808-5245.30.137928.A
Completo em: 2024-02-17 11:46 AM
Recomendação: Correções obrigatórias
1. Adequação ao perfil editorial da Revista Em Questão: *
Excelente
2. Relevância do tema: *
Bom
3. Originalidade na abordagem do tema: *
Bom
4. Contribuição para a área da Ciência da Informação: *
Bom
5. Considerações a respeito da relevância, originalidade e contribuição para a área do conhecimento:
Questões estruturais como esclarecimentos sobre o desenvolvimento do modelo, bem como o aprofundamento do referencial teórico, além de esclarecimento acerca dos procedimentos metodológicos precisam ser ajustados para que o trabalho possa agregar maior valor.
6. Qualidade e pertinência do referencial teórico: *
Ruim
7. Considerações a respeito da qualidade e pertinência do referencial teórico:
O resumo precisa ser reescrito porque apresenta objetivo e finalidade distintos e os procedimentos metodológicos não são, de fato, apresentados.
O tópico de GC começa discorrendo sobre a implantação de GC sem, ao menos, fazer uma introdução sobre o conceito que é um dos pilares do trabalho.
Os conceitos-chave precisam ser apresentados com maior profundidade e tais embasamentos devem ser resgatados na discussão dos resultados.
8. Pertinência e adequação dos procedimentos metodológicos: *
Ruim
9. Clareza na apresentação e detalhamento dos procedimentos metodológicos: *
Ruim
10. Considerações a respeito dos procedimentos metodológicos:
Como é possível um modelo ter sido criado em anos diferentes e em projetos de pesquisas distintos ("O modelo proposto por Macedo (2008) e Espíndola (2012)")?as adequações feitas no modelo precisam ser justificadas.
"Na presente pesquisa o modelo foi adaptado, ao invés das cinco fases do processo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), foram utilizados os dez processos de GC (seção 2) identificados na literatura, e as vinte e uma práticas de LC (seção 3)." do jeito que está apresentado, a impressão que se tem é que um novo modelo foi criado, o que inviabiliza tudo o que vinha, até então, sendo apresentado.
"69 comunicação interna" - o que significa esse número?
de onde surgiram as equações a serem utilizadas no modelo?
qual o embasamento teórico para o desenvolvimento do quadro 2?
11. Consistência e discussão dos resultados e coerência das conclusões: *
Ruim
12. Considerações a respeito dos resultados e das conclusões:
É preciso desenvolver e aplicar um modelo para concluir que "existe uma relação significativa entre Learning Commons e Gestão do Conhecimento, e que ambos são relevantes para a inovação das bibliotecas"?
13. Qualidade da argumentação (clareza, concisão, objetividade), correção textual e estrutura do texto: *
Ruim
14. Considerações a respeito da linguagem e redação do texto: *
Uma revisão ortográfica é requerida.
15. Qual a sua recomendação sobre o aceite do artigo? *
Aceite, com correções (especificar no quadro a seguir).
16. Especificar as alterações sugeridas e/ou justificar a não aceitação. *
Uma revisão ortográfica é requerida.
Questões estruturais como esclarecimentos sobre o desenvolvimento do modelo, bem como o aprofundamento do referencial teórico, além de esclarecimento acerca dos procedimentos metodológicos precisam ser ajustados para que o trabalho possa agregar maior valor.
O resumo precisa ser reescrito porque apresenta objetivo e finalidade distintos e os procedimentos metodológicos não são, de fato, apresentados.
O tópico de GC começa discorrendo sobre a implantação de GC sem, ao menos, fazer uma introdução sobre o conceito que é um dos pilares do trabalho.
Os conceitos-chave precisam ser apresentados com maior profundidade e tais embasamentos devem ser resgatados na discussão dos resultados.
como é possível um modelo ter sido criado em anos diferentes e em projetos de pesquisas distintos ("O modelo proposto por Macedo (2008) e Espíndola (2012)")?
as adequações feitas no modelo precisam ser justificadas.
"Na presente pesquisa o modelo foi adaptado, ao invés das cinco fases do processo de criação do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), foram utilizados os dez processos de GC (seção 2) identificados na literatura, e as vinte e uma práticas de LC (seção 3)." do jeito que está apresentado, a impressão que se tem é que um novo modelo foi criado, o que inviabiliza tudo o que vinha, até então, sendo apresentado.
"69 comunicação interna" - o que significa esse número?
de onde surgiram as equações a serem utilizadas no modelo?
qual o embasamento teórico para o desenvolvimento do quadro 2?
é preciso desenvolver e aplicar um modelo para concluir que "existe uma relação significativa entre Learning Commons e Gestão do Conhecimento, e que ambos são relevantes para a inovação das bibliotecas"?
Recomendação: CORREÇÕES OBRIGATÓRIAS
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
15 Jul 2024 -
Data do Fascículo
2024
Histórico
-
Parecer recebido em
17 Fev 2024