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Em Questão, Volume: 30, Publicado: 2024
  • Análise da produção científica do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) Artigo

    Araújo, Paula Carina de; Pinho, Roberto Dantas de; Kaled, Andrea Canela da Cruz

    Resumo em Português:

    Resumo Analisa a produção científica do Programa Antártico Brasileiro a partir de indicadores de produção e ligação a ela relacionados. Desenvolve uma pesquisa exploratória e bibliométrica em sete etapas. Utiliza os dados obtidos por meio do Arquivo da Marinha do Brasil, dados públicos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o Currículo Lattes, o ORCiD e a Global Research Identifier Database como fontes de dados para a identificação dos pesquisadores do programa, o que levou a um total de 3.660 nomes identificados. As bases de dados Lens, Scopus e Web of Science são utilizadas para coleta de dados da produção científica identificada por meio desta pesquisa. Apresenta a análise de 1.242 artigos. O ano de 2021, a área de Biologia e o periódico científico Polar Biology, da Alemanha, apresentam o maior número de publicações no corpus analisado. A Universidade de São Paulo também se destaca pelo número de publicações. A primeira palavra mais frequente é Antarctic e a principal relação de colaboração acontece entre Brasil e Estados Unidos. A análise revelou o desenvolvimento sólido e estratégico do programa, sua maturidade e a importante contribuição da ciência brasileira para a pesquisa Antártica. Os indicadores e a sua contextualização contribuem para refletir o percurso do programa no sentido da consolidação da gestão da informação científica para a promoção de políticas científicas. A síntese dos resultados apresentados evidencia que os investimentos em projetos de pesquisa têm sido aplicados em pesquisas e conhecimento científico que têm impactado a ciência Antártica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the scientific production of the Brazilian Antarctic Program based on related production and connection indicators. It develops an exploratory and bibliometric research in seven stages. It uses data obtained from the Brazilian Navy Archive, public data from the National Council for Scientific and Technological Development, the Lattes Curriculum, the ORCiD, and the Global Research Identifier Database as data sources for identifying program scientists that led to a total of 3660 identified names. The Lens, Scopus, and Web of Science databases were used to collect data from the scientific production identified through this research. It presents the analysis of 1242 articles. In the year 2021, the biology area and the scientific journal Polar Biology, from Germany, present the highest number of publications. The University of São Paulo also stands out by the number of publications. The first most frequent word is Antarctic and the main collaboration relationship takes place between Brazil and the United States. The analysis revealed the solid and strategic development of the program, its maturity, and the important contribution of brazilian science to Antarctic research. The indicators and their context help to reflect the program's path towards consolidation of scientific information management for the promotion of scientific policies. The synthesis of the presented results shows that investments in research projects have been applied in research and scientific knowledge that has impacted Antarctic science.
  • Interdisciplinaridade da Ciência da Informação brasileira: intensidades e relações Artigo

    Amaral, Roniberto Morato do; Matias, Mesailde Souza de Oliveira; Sarvo, Denilson de Oliveira

    Resumo em Português:

    Resumo A interdisciplinaridade está na gênese da Ciência da Informação como área do conhecimento, porém há controvérsias, e se faz necessário ampliar as investigações. O objetivo deste artigo foi investigar as relações interdisciplinares e suas intensidades na Ciência da Informação brasileira. Foi uma pesquisa exploratória, de natureza aplicada e com abordagem quantitativa. A amostra analisada compreendeu a produção científica registrada na Plataforma Lattes de 359 docentes atuantes em 26 Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência da Informação do Brasil, no período de 2013 a 2020, totalizando 1529 registros bibliográficos de artigos com estrato Qualis. Como técnicas de análise de informações foram utilizadas a bibliometria e o algoritmo Apriori, para a construção de Regras de Associação, com base nas áreas de atuação dos coautores. Os resultados alcançados compreendem um conjunto de indicadores: (1) evolução das práticas de coautoria; (2) distribuição das áreas de atuação autodeclaradas; (3) identificação do core interdisciplinar da Ciência da Informação, formado pelas áreas: Ciência da Computação, Educação, Administração, Comunicação e Museologia e; (4) principais temáticas investigadas pela Ciência da Informação, em suas práticas interdisciplinares. Conclui-se que a geração de Regras de Associação a partir das áreas de atuação e da produção científica, autodeclaradas na Plataforma Lattes, pelos docentes atuantes nos Programas de Pós-Graduação, contribui para a compreensão das complexidades e intensidades das relações interdisciplinares da Ciência da Informação brasileira.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La interdisciplinariedad está en la génesis de las Ciencias de la Información como área de conocimiento, pero existen controversias y es necesario ampliar las investigaciones. El objetivo de este artículo fue investigar las relaciones interdisciplinarias y sus intensidades en la Ciencia de la Información brasileña. Fue una investigación exploratoria, de carácter aplicado y con enfoque cuantitativo. La muestra analizada comprendió la producción científica registrada en la Plataforma Lattes por 359 profesores que actúan en 26 Programas de Posgrado en Ciencias de la Información en sentido estricto en Brasil, de 2013 a 2020, totalizando 1529 registros bibliográficos de artículos con estrato Qualis. Como técnicas de análisis de información, se utilizaron la bibliometría y el algoritmo Apriori para la construcción de Reglas de Asociación, a partir de las áreas de especialización de los coautores. Los resultados alcanzados comprenden un conjunto de indicadores: (1) evolución de las prácticas de coautoría; (2) distribución de áreas distinto autodeclaradas; (3) identificación del núcleo interdisciplinario de las Ciencias de la Información, formado por las áreas: Informática, Educación, Administración, Comunicación y Museología y; (4) principales temas investigados por las Ciencias de la Información, en sus prácticas interdisciplinarias. Se concluye que la generación de Reglas de Asociación a partir de las áreas de actividad y producción científica, autodeclaradas en la Plataforma Lattes, por docentes que actúan en Programas de Posgrado, contribuye para la comprensión de las complejidades e intensidades de las relaciones interdisciplinarias en la Ciencia de la Información brasileña.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Interdisciplinarity is in the genesis of Information Science as an area of knowledge, but there are controversies, and it is necessary to expand investigations. The aim of this article was to investigate interdisciplinary relationships and their intensities in Brazilian Information Science. Methodology: It was exploratory research, with an applied nature and a quantitative approach. The analyzed sample comprised the scientific production of 359 professors who work in 26 postgraduate programs in Information Science, registered in the Platform Lattes, from 2013 to 2020, totaling 1529 bibliographic records of articles with Qualis stratum. Bibliometrics and the Apriori algorithm were used as information analysis techniques to construct Association Rules, based on the co-authors' areas of expertise. The results achieved comprise a set of indicators: (1) evolution of co-authorship practices; (2) distribution of self-declared distinct areas; (3) identification of IS's interdisciplinary core, formed by the areas: Computer Science, Education, Administration, Communication, and Museology; (4) main themes investigated by IS in its interdisciplinary practices. Concludes that the generation of Rules of Association from the areas of expertise and scientific production, self-declared in the Platform Lattes, by teachers working in the postgraduate programs in Information Science, can contribute to the understanding of the complexities and intensities of Brazilian Information Science's interdisciplinary relationships.
  • Ambientes dígito-virtuais de informação LGBTQ+: intersecções entre o Design da Informação, a Curadoria Digital e o Design de Experiência Artigo

    Apocalypse, Simão Marcos; Jorente, Maria José Vicentini

    Resumo em Português:

    Resumo Os ambientes dígito-virtuais voltados para a temática LGBTQ+ configuram importantes espaços de acesso e compartilhamento de informações, ao convergir conteúdos sobre existências dissidentes e historicamente marginalizadas, evocar sua cultura e memória, além de dar visibilidade às suas narrativas em múltiplas perspectivas. Tais ambientes demandam estudos que analisem as principais características presentes na estruturação, no acesso e no compartilhamento da informação para possíveis melhorias nos processos infocomunicacionais. As convergências entre o Design da Informação e a Curadoria Digital, alinhadas ao Design de Experiência, possibilitam analisar aspectos inerentes à estruturação, organização e apresentação da informação em ambientes dígito-virtuais. Desse modo, objetivou-se explorar iniciativas nacionais e internacionais para a comunicação de informações sobre à temática LGBTQ+; identificar e descrever a presença de elementos do Design da Informação, convergidos à Curadoria Digital, na perspectiva do Design de Experiência e verificar as contribuições da intersecção das referidas disciplinas para a otimização do acesso, do compartilhamento e da apropriação da informação em ambiente dígito-virtual. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo e de abordagem teórica, exploratória e descritiva, por meio da aplicação do método Design Thinking nas fases de Empatia, Definição e Ideação. Os resultados demonstraram que os recursos dispostos nos ambientes correspondem à utilização de representações sígnicas próprias do contexto cultural específico, visíveis através de vocabulário característico, articulação de ícones e cores representativas, estruturadas mediante uma linguagem multimodal. Verificou-se a presença de múltiplos elementos que estabelecem um processo infocomunicacional com significação contextual aos sujeitos LGBTQ+.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Digital-virtual environments focused on LGBTQ+ themes constitute important spaces for accessing and sharing information, by converging content on dissident and historically marginalized existences, evoking their culture and memory, in addition to giving visibility to their narratives from multiple perspectives. Such environments demand studies that analyze the main characteristics present in the structuring, access, and sharing of information for possible improvements in infocommunication processes. The convergences between Information Design and Digital Curation, aligned with Experience Design, make it possible to analyze aspects inherent to the structuring, organization, and presentation of information in digital-virtual environments. In this way, the objective was to explore national and international initiatives for communicating information on LGBTQ+ issues; identify and describe the presence of Information Design elements, converged with Digital Curation, from the perspective of Experience Design, and verify the contributions of the intersection of said disciplines to the optimization of access, sharing and appropriation of information in a digital-virtual environment. The methodology used was qualitative in nature and had a theoretical and exploratory-descriptive approach, through the application of the Design Thinking method in the Empathy, Definition, and Ideation phases. The results demonstrated that the resources arranged in the environments correspond to the use of sign representations specific to the specific cultural context, visible through characteristic vocabulary, articulation of icons, and structured representative colors, through a multimodal language. The presence of multiple elements was verified, establishing an infocommunication process with contextual significance for LGBTQ+ individuals.
  • Dados abertos governamentais: Modelo de diagnóstico de maturidade voltado a qualidade de dados para publicação na web Article

    Macedo, Dirceu Flavio; Lemos, Daniela Lucas da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo A escalada na abertura de dados governamentais é um fenômeno originado a partir de longos debates sobre a modernização do Estado. A pesquisa é motivada em compreender os desafios impostos à administração pública na publicação de dados de forma alinhada ao movimento aberto sob a ótica dos portais de dados abertos. O objetivo deste artigo consiste em propor um modelo de diagnóstico para a maturidade de portais de dados abertos, com foco na disponibilização dos recursos informacionais do governo com abrangência, consistência, eficácia e transparência. A metodologia foi dividida em três fases. A primeira fase foi um pré-teste realizado em portais de dados abertos nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil e Irlanda, motivado por pesquisas que evidenciaram o histórico do movimento de dados abertos, conjuntamente a um panorama atual de iniciativas, estágios de evolução e desafios, que serviu para definir as dimensões analíticas fundamentais para a proposição do modelo de maturidade. Na segunda fase, foi desenvolvido um modelo de diagnóstico de maturidade para portais de dados governamentais abertos. Na terceira fase, o modelo foi aplicado e validado nos mesmos portais do pré-teste. Os resultados da aplicação do instrumento de diagnóstico podem orientar a administração pública na condução de uma governança de dados mais eficiente e responsável, beneficiando o governo, o movimento de dados abertos e a sociedade civil.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Increased interest in open government data initiatives stems from long debates about state modernization. This study investigates the challenges imposed on public administration regarding data publishing from an open data perspective to propose a maturity diagnosis model for open data portals, aiming at the provision of in-depth, consistent, efficient, and transparent government information. The research comprised three phases. Firstly, we conducted a pre-test on open data portals from the United States, the United Kingdom, Brazil and Ireland, motivated by studies on the history of the open data movement as well as the current panorama of initiatives, evolution stages and challenges, which defined the fundamental analytical dimensions for the proposed maturity model. Secondly, we developed a maturity diagnosis model for open government data portals. Finally, the model was applied and validated on the pre-tested portals. Results from the diagnosis instrument can guide public administration in realizing a more efficient and responsible data governance, benefiting the government, the open data movement and civil society.
  • Wikidata Lab e Humanidades Digitais: pensamento computacional e prática laboratorial em plataformas colaborativas Artigo

    Girardi Júnior, Liráucio; Peschanski, João Alexandre

    Resumo em Português:

    Resumo O Wikidata Lab apresenta uma série de encontros interdisciplinares, organizados pelo Wiki Movimento Brasil, voltados para o estudo das potencialidades da plataforma Wikidata, que, juntamente com a Wikipédia, a Wikimedia Commons e a Wikiversidade, entre outras, faz parte do ecossistema de plataformas colaborativas da Fundação Wikimedia. Por meio de um estudo de caso normativo, procuramos entender como os encontros do Wikidata Lab representariam um caminho possível para a pesquisa no campo da Comunicação e Informação e de que maneira seriam capazes de articular a chamada virada computacional nas ciências humanas, o trabalho em plataformas colaborativas e os projetos em Humanidades Digitais. Entre as características que identificamos nessas atividades estão o uso do formato “laboratório”, o trabalho interdisciplinar, o desenvolvimento de recursos abertos e colaborativos e a constituição de uma comunidade de práticas que envolvem pesquisadores e pesquisadoras interessados em explorar as consequências dessa virada computacional nas ciências humanas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Wikidata Lab presents a series of interdisciplinary meetings, organized by the Wiki Movimento Brasil, with the aim of studying the potential of the Wikidata platform. This platform, in conjunction with Wikipedia, Wikimedia Commons, and Wikiversity, among others, is part of the collaborative platform ecosystem of the Wikimedia Foundation. Using a normative case study, our objective is to understand how Wikidata Labs could offer a direction for research in the field of Communication and Information and how they could articulate the so-called computational turn in the humanities, collaborative work on platforms, and projects in Digital Humanities. Among the characteristics we have identified in the projects of Wikidata Labs are the utilization of the “laboratory” format, interdisciplinary collaboration, the development of open and collaborative resources, and the establishment of a community of practices that engage researchers committed to the exploration of this computational turn in the humanities.
  • Uso de deep learning para a construção de um modelo de recuperação da informação aplicado para o setor de mineração no Brasil Artigo

    Falcão, Luander Cipriano de Jesus; Lopes, Brenner; Souza, Renato Rocha; Barbosa, Ricardo Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo Diante do crescimento exponencial de dados e informações, proporcionado por sensores e mídias sociais, um ecossistema composto por novas infraestruturas de armazenamento e processamento, denominado Big Data, foi desenvolvido. Todo esse desenvolvimento redundou em uma nova área do conhecimento, denominada Ciência de Dados. Apesar de haver um ecossistema e uma área do conhecimento para tratar esse bloco massivo de dados e informação, o incomodo da superabundância de dados ainda permanece, e se torna mais expressivo quando as empresas tomam consciência que podem usar zetabytes de dados e informações para direcionarem a estratégia e as operações. Baseado nisso, essa pesquisa buscou desenvolver um método para resumir as notícias do setor de mineração do Brasil, identificando o efeito da similaridade semântica na análise, possibilitando a recuperação da informação e uso em processos de compreensão do setor. Nesse método foi aplicado o transformer BERTSUM para sumarizar as notícias, e após sumarizadas o transformer BERT foi aplicado para medir a similaridade entre as notícias. O método permitiu reduzir em 75% todo o bloco de texto, retirar notícias com o mesmo teor semântico, e deduzir que há um padrão no discurso das notícias relacionadas ao setor de mineração.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Faced with the exponential growth of data and information, provided by sensors and social media, an ecosystem composed of new storage and processing infrastructures, called Big Data, was developed. All this development resulted in a new area of knowledge, called Data Science. Despite there being an ecosystem and an area of knowledge to deal with this massive block of data and information, the discomfort of an overabundance of data still remains and becomes more significant when companies become aware that they can use zettabytes of data and information to direct their strategy and operations. Based on this, this research sought to develop a method to summarize news from the mining sector in Brazil, identifying the effect of semantic similarity in the analysis, enabling information retrieval and use in processes of understanding the sector. In this method, the BERTSUM transformer was applied to summarize the news, and after summarizing, the BERT transformer was applied to measure the similarity between the news. The method made it possible to reduce the entire block of text by 75%, remove news with the same semantic content, and deduce that there is a pattern in the discourse of news related to the mining sector.
  • Sustentabilidade social e promoção da leitura: vínculos entre políticas públicas e a educação de qualidade no Brasil Article

    Camillo, Everton da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa teve como objetivo saber em que medida as políticas públicas brasileiras Plano Nacional do Livro e Leitura e Política Nacional de Leitura e Escrita se harmonizam com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, de educação de qualidade, da Organização das Nações Unidas sob uma perspectiva de sustentabilidade social. Para esse fim, foi necessária uma pesquisa de método misto, devido às abordagens quantitativa e qualitativa para lidar com os dados. Escolhemos o método de pesquisa Análise de Conteúdo para analisá-los. Especificamente, usamos a técnica de análise categórica e estabelecemos um sistema de codificação. As políticas públicas Plano Nacional do Livro e Leitura e Política Nacional de Leitura e Escrita se unem a apenas três das dez metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, sendo elas: (1) garantir processos de aprendizagem significativos (meta 4.1); (2) oferecer bolsas de estudo para o desenvolvimento profissional (meta 4.b); e (3) desenvolver programas de formação de professores (meta 4.c). Entretanto, foram observados outros vínculos não relacionados a esse Objetivo de Desenvolvimento Sustentável. Eles dizem respeito ao seguinte: (1) direitos autorais e economia do livro; (2) práticas sociais de leitura; (3) ambientes de aprendizagem onde promover a leitura; (4) pesquisas e estudos sobre a cadeia produtiva do livro e o mercado de consumo de informação; (5) uso da tecnologia para aprimorar as práticas de promoção da leitura; e (6) simbolismo durante as atividades de promoção da leitura. O estudo conclui que apesar do potencial das políticas públicas brasileiras de promoção da leitura para alavancar uma educação de qualidade no âmbito da sustentabilidade social, os documentos analisados ​​não apresentam correlações significativas com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da Agenda 2030. Isto sugere que o Plano Nacional do Livro e Leitura e a Política Nacional de Leitura e Escrita devem, até 2030, incorporar os sete requisitos que faltam do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de Educação de Qualidade (metas 4.2, 4.3, 4.4, 4.5, 4.6, 4.7 e 4.a), evidenciar todas as dez metas e estabelecer uma política pública para a promoção da leitura baseada no desenvolvimento sustentável.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper was aimed at knowing to what extent the Brazilian public policiesPlano Nacional do Livro e LeituraandPolítica Nacional de Leitura e Escritamerge with the United Nations Sustainable Development Goal 4 of quality education, namely Quality Education, from a social sustainability perspective. A mixed-methods approach was required for this purpose due to both quantitative and qualitative approaches to dealing with the data. We chose the Content Analysis research method to analyze them. Specifically, we used the categorical analysis technique and established a coding scheme. The policiesPlano Nacional do Livro e LeituraandPolítica Nacional de Leitura e Escritamerge with only three out of ten Sustainable Development Goal 4 targets, being: (a) to guarantee meaningful learning processes (4.1 target); (b) to offer scholarships for professional development (4.b target); and (c) to develop teacher training programs (4.c target). However, other linkages not related to the Sustainable Development Goal 4 were observed. They concern the following: (a) copyright and book economy matter; (b) social reading practices; (c) learning environments where to promote reading; (d) research and studies on the book production chain and information consumption market; (e) the use of technology to enhance reading promotion practices; and (f) symbolism during activities of reading promotion. The study concludes that despite the potential of Brazilian public policies for reading promotion to leverage quality education within the realm of social sustainability, the documents analyzed do not exhibit significant correlations with Sustainable Development Goal 4 of the 2030 Agenda. This suggests that the Plano Nacional do Livro e Leituraand Política Nacional de Leitura e Escrita should incorporate the seven missing requirements of the Quality Education Sustainable Development Goal (4.2, 4.3, 4.4, 4.5, 4.6, 4.7, and 4.a target), demonstrate all the ten targets, and establish a reading policy based on sustainable development until 2030.
  • Museu, universidade e escola: tríade para promoção de meninas em STEM Artigo

    Dahmouche, Mônica Santos; Lacerda, Monica de Mesquita; Pinto, Simone Pinheiro; Lopes, Thelma

    Resumo em Português:

    Resumo Iniciativas que promovem a inserção de jovens meninas nas áreas de ciências por meio de ações em escolas, museus de ciência e universidades vêm sendo desenvolvidas no país, resultantes de investimentos realizados por órgãos de fomento públicos e privados nos últimos dez anos. Neste artigo, apresentamos um projeto desenvolvido em cooperação entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro - campus Duque de Caxias e o Museu Ciência e Vida, no território onde eles se encontram. O projeto contempla um conjunto de atividades tais como oficinas de física, química e nanotecnologia na Universidade, encontros com pesquisadoras no museu e exibição de exposições conjugadas com mesa-redonda composta por pesquisadoras convidadas, nas escolas. Essas mesas-redondas suscitaram discussões acerca das mulheres nas ciências exatas e áreas afins, e constituem o objeto desta pesquisa. As perguntas feitas às pesquisadoras durante esses encontros foram examinadas, posteriormente, por meio da técnica de análise de conteúdo na perspectiva indutiva. Os resultados evidenciam a importância de exemplos de mulheres que tenham construído carreiras nas ciências exatas para a percepção de que esses espaços podem ser ocupados pelas alunas, futuramente. As participantes se mostraram curiosas sobre o universo apresentado e interessadas na discussão sobre mulheres na ciência. Paralelamente, promover o encontro das jovens estudantes com outras jovens de Duque de Caxias que estão se sobressaindo em suas carreiras de ciência parece contribuir para que as jovens participantes do projeto se vissem, em certa medida, representadas, estimulando o senso de pertencimento às carreiras científicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Initiatives that promote the inclusion of young girls in science areas through actions in schools, science museums, and universities have been developed in the country, resulting from investments made by public and private development agencies in the last ten years. In this article, we present a Project developed in cooperation between the Universidade Federal do Rio de Janeiro - Duque de Caxias campus and the Science and Life Museum, in the territory where they are located. The project includes a set of activities such as physics, chemistry, and nanotechnology workshops at the University, meetings with researchers at the museum, and the historical exhibition about women in science and math combined with a round table composed of invited researchers at schools. The object of the research presented is based on the set of questions that the students asked the researchers during the discussions in the round table, which were later analyzed using the technique of content analysis in the inductive perspective. The results show how important examples of women who have built careers in the exact sciences are for shaping the perception that these spaces can be occupied by female students in the future. The participants were curious about the universe presented and interested in the discussion about women in science. At the same time, promoting the meeting of young students with other young women from Duque de Caxias who are excelling in their science careers seems to contribute to the young participants in the project seeing themselves, to a certain extent, represented, stimulating the sense of belonging to scientific careers.
  • Estado da arte: estudo bibliométrico da produção científica sobre modelagem conceitual no âmbito museológico Article

    Alonso, Beatriz Tarré; Barros, Camila Monteiro de; Cabero, Maria Manuela Moro

    Resumo em Português:

    Resumo: O estado da arte é uma modalidade de pesquisa de caráter documental, que permite entender a abordagem do conhecimento a respeito de um determinado tema e desenvolver um estudo com base no que foi publicado em uma área específica de interesse. Este artigo aborda o estado da arte sobre a produção científica referente a modelos conceituais no âmbito museológico, delimitada no âmbito das pesquisas indexadas na base de dados Scopus. Como metodologia utiliza os estudos bibliométricos, identifica os tópicos mais abordados, as palavras-chave utilizadas, os pesquisadores que estão discutindo sobre o assunto e a colaboração autoral. A pesquisa tem um recorte temporal do período de 2016-2021. As buscas foram realizadas a partir de três estratégias fundamentais: “Museum Data Modeling”, “Museum's Conceptual Models” e “CIDOC”. Foi analisado um total de 571 documentos indexados na base de dados Scopus. Entre as matérias mais abordadas destacam-se aquelas dedicadas a patrimônios culturais, museus, ontologias, web semântica e metadados. Os resultados permitem obter um referencial teórico conceitual sobre representação de coleções de arte.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The state of the art is a type of documentary research, which allows understanding the approach to knowledge regarding a given topic and developing a study based on what has been published in a specific area of interest. This article discusses the state of the art in scientific production regarding conceptual models in the museological field, delimited within the scope of searches indexed in the Scopus database. As a methodology, it uses bibliometric studies, identifying the most covered topics, the keywords used, the researchers who are discussing the subject, and authorial collaboration. The research has a time frame of the period 2016-2021. The searches were carried out using three fundamental strategies: “Museum Data Modeling”, “Museum's Conceptual Models” and “CIDOC”. A total of 571 documents indexed in the Scopus database were analyzed. Among the most covered subjects, those dedicated to cultural heritage, museums, ontologies, semantic web, and metadata stand out. The results allow us to obtain a conceptual theoretical framework for the representation of art collections.
  • O excesso de peso corporal, seus significados e sentidos: os dicionários com a palavra Artigo

    Lunardelli, Rosane Suely Alvares; Almeida, Patricia Ofelia Pereira de; Lage, Sandra Regina Moitinho

    Resumo em Português:

    Resumo: O excesso de peso corporal, seus significados e, sobretudo, quais são as palavras referentes ao assunto, trata-se do escopo deste estudo. Nesta direção, os dicionários on-line são considerados fontes auxiliares dos bibliotecários no processo de representação temática da informação. Objetivo: identificar nos dicionários on-line, quais os significados dados aos verbetes “Gordo” e “Obeso”. Metodologia: realizou-se um levantamento bibliográfico, sem delimitações quanto ao período, complementado pela pesquisa documental realizada nos dicionários, de cunho qualitativo e descritivo. Resultado: as palavras intercambiáveis apresentadas aos verbetes “Gordo” e “Obeso” em sua maioria, trazem uma conotação pejorativa, uma vez que seus significados remetem à sujeira, à deformidade, à falta de zelo com o corpo, contribuindo para o fortalecimento de uma sociedade lipofóbica. Conclusões: os dicionários analisados, apesar de assumirem funções sociais, pedagógicas e científicas, apresentam palavras que promovem a desvalorização humana. Assim sendo, cabe ao bibliotecário refletir a respeito das informações contidas nessas fontes, antes de utilizá-los como apoio em suas atividades de representação temática de recursos informacionais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Excess body weight, its meanings and, above all, what words refer to the subject are the scope of this study. In this direction, online dictionaries are considered auxiliary sources for librarians in the process of thematic representation of information. Objective: to identify the conceptions related to the terms “Fat” and “Obese”. Methodology: a bibliographic survey was carried out, without delimitations as to the period, complemented by documentary research carried out in the dictionaries, of a qualitative and descriptive nature. Results: the interchangeable words presented in the entries "Fat" and "Obese", in their majority, bring a pejorative connotation, since their meanings refer to dirt, deformity, and lack of care with the body, contributing to the strengthening of a lipophobic society. Conclusions: the analyzed dictionaries, despite assuming social, pedagogical, and scientific functions, present words that promote human devaluation. Therefore, it is up to the librarian to reflect on the information contained in these sources before using them as support in their activities of thematic representation of informational resources.
  • O perfil do mediador da informação: uma análise do referencial brasileiro a partir do método Delphi Artigo

    López Caldera, Orledys Maria de Jesús; Silva, Thamiris Iara Sousa; Pacheco, Cíntia Gomes; Almeida Júnior, Oswaldo Francisco de

    Resumo em Português:

    Resumo: O mundo contemporâneo é caracterizado pela intensa circulação, partilha e multiplicação de dados. Quanto mais capacitado para acessar, mobilizar e dar significados a essas informações, mais inserido se sente o indivíduo na sociedade. A mediação da informação é o processo de interação que acontece na relação entre o mediador, o mediando e a ambiência informacional visando à apropriação da informação e à consequente produção de conhecimentos, capaz também de gerar novos conflitos e novas necessidades informacionais. Como parte desse movimento contínuo, está o mediador da informação e, sobre sua relevância nesse processo, indaga-se quais seriam suas características fundamentais, se existiria um perfil facilitador para esta função e o que precisaria ser incluído no seu saber-fazer. O objetivo deste artigo foi delinear tal perfil a partir da opinião de especialistas; para tanto, utilizou-se o método Delphi, fundamentado na reunião de especialistas que, seguindo determinadas etapas de trabalho na exposição de ideias, chegam a um consenso sobre um tema central. Para a coleta de dados, foram convidados especialistas com experiência investigativa e produção acadêmica significativa acerca da mediação da informação. A análise e a discussão dos dados resultaram em uma lista de palavras categorizadas em características do perfil do mediador da informação e em ações mediadoras, ambas necessárias para o exercício da mediação da informação; a partir de tal alinhamento conclui-se que é, sim, possível configurar um ponto de partida como referência para os profissionais da informação em sua atuação como mediadores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The contemporary world is characterized by the intense circulation, sharing, and multiplication of data. The more capable of accessing, mobilizing, and giving meaning to this information, the more integrated the individual feels in society. Information mediation is the process of interaction that takes place in the relationship between the mediator, the individual receiving mediation, and the informational environment aiming at the appropriation of information and the consequent production of knowledge, also capable of generating new conflicts and new informational needs. As part of this continuous movement, there is the information mediator, and regarding his relevance in this process, we ask what his fundamental characteristics would be, whether there would be a facilitating profile for this role, and what would need to be included in his know-how. The objective of this article was to outline such a profile based on the opinion of experts; To this end, the Delphi method was used, based on the meeting of experts who, following certain stages of work in the presentation of ideas, reach a consensus on a central theme. For data collection, experts with investigative experience and significant academic production in information mediation were invited. Data analysis and discussion resulted in a list of words categorized into characteristics of the information mediator profile and mediating actions, both necessary for the exercise of information mediation; From this alignment, we conclude that it is, indeed, possible to configure a starting point as a reference for information professionals in their role as mediators.
  • Ciência Aberta: argumentos e desafios para sua legitimação científica Artigo

    Heinz, Michele; Miranda, Angelica

    Resumo em Português:

    Resumo: A ciência aberta é representada como uma proposta de produção e circulação do conhecimento científico colaborativo, que busca compartilhar as pesquisas desenvolvidas permitindo o acesso de todos ao conhecimento produzido. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi identificar na literatura quais são os argumentos utilizados nas pesquisas para legitimar a ciência aberta, apresentando suas respectivas diretrizes de sustentação, e indicar os desafios enfrentados no processo. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (teses, dissertações e artigos) nas plataformas BDTD e SciELO, analisando as publicações científicas que desenvolveram essa temática. Realizou-se uma análise de conteúdo nos documentos selecionados para classificar as diretivas argumentativas de validação utilizadas nos achados, sobre a prática da ciência aberta. Os resultados demonstram que a ciência aberta potencializa o desenvolvimento científico e social, revelando que a maioria dos estudos conduz as pesquisas baseando-se em diretrizes de cunho epistemológico e ético-legal-cultural. Quanto aos desafios mais latentes foi possível identificar a falta de regulamentações padronizadas para conduzir a utilização da ciência aberta e a necessidade de sua promoção e valorização. Deste modo, considera-se que a ciência é um ecossistema com capacidade de promover avanços científicos e sociais, apresentando benefícios valiosos para a produção científica, com desafios passíveis de serem superados.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Open science is represented as a proposal for the production and circulation of collaborative scientific knowledge, which seeks to share the research developed, allowing everyone access to the knowledge produced. Thus the objective of this study was to identify in the literature which arguments are used in research to legitimize open science, presenting their respective supporting guidelines, and indicating the challenges faced in the process. Therefore, a systematic review of the literature (theses, dissertations, and articles) was conducted on the BDTD and SciELO platforms, analyzing the scientific publications that developed this theme. A content analysis was performed on the selected documents to classify the argumentative validation directives used in the findings, regarding the practice of open science. The results demonstrate that open science enhances scientific and social development, revealing that the majority of studies conduct research based on epistemological and ethical-legal-cultural guidelines. Regarding the most latent challenges, it was possible to identify the lack of standardized regulations to guide the use of open science and the need for its promotion and valorization. Thus, it is considered that science is an ecosystem with the capacity to promote scientific and social advances, presenting valuable benefits for scientific production, with challenges that can be overcome.
  • Parecer A de “Análise da produção científica do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR)” Parecer

  • Parecer B de “Análise da produção científica do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR)” Parecer

  • Parecer A de “Interdisciplinaridade da Ciência da Informação brasileira: intensidades e relações” Parecer

  • Parecer A de “Ambientes dígito-virtuais de informação LGBTQ+: intersecções entre o Design da Informação, a Curadoria Digital e o Design de Experiência” Parecer

  • Parecer A de “Wikidata Lab e Humanidades Digitais: pensamento computacional e prática laboratorial em plataformas colaborativas” Parecer

  • Parecer A de “Museu, universidade e escola: tríade para promoção de meninas em STEM” Parecer

    ,
  • Parecer B de “Museu, universidade e escola: tríade para promoção de meninas em STEM” Parecer

    Faria, Ana Carolina Gelmini de
  • Parecer A de “Estado da arte: estudo bibliométrico da produção científica sobre modelagem conceitual no âmbito museológico” Parecer

    ,
  • Parecer A de “O perfil do mediador da informação: uma análise do referencial brasileiro a partir do método Delphi” Parecer

    ,
  • Parecer B de “O perfil do mediador da informação: uma análise do referencial brasileiro a partir do método Delphi” Parecer

    Massoni, Luis Fernando Herbert
  • Parecer A de “Ciência Aberta: argumentos e desafios para sua legitimação científica” Parecer

    ,
  • Parecer B de “Ciência Aberta: argumentos e desafios para sua legitimação científica” Parecer

    Silveira, Lucia da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2705, sala 519 , CEP: 90035-007., Fone: +55 (51) 3308- 2141 - Porto Alegre - RS - Brazil
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