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Como homens e mulheres reagiram à educação remota durante a pandemia? Os casos de Portugal e Rússia

Resumo

Pesquisadores de quatro países efetuaram uma pesquisa comparada com estudantes de nível superior sobre a sua experiência de Educação remota na Covid-19 e seu retorno à Educação presencial. Fundamentada em outras investigações sobre o assunto, aplicaram-se questionários auto respondíveis a amostras de conveniência. Aqui se destacam os resultados quanto ao gênero em Portugal e na Rússia. Apesar das grandes diferenças, as verificações apontam para a predominância numérica das mulheres e suas atitudes mais positivas em face da Educação remota. Na análise fatorial, três fatores convergem para explicar a maior parte da variância: 1. Atitude positiva em relação à Educação remota, 2. Problemas técnicos, psicológicos e educacionais, 3. Atitude positiva ante a retomada da educação presencial. Embora as mulheres tenham maior acesso à Educação Superior, alcançam menores conquistas ocupacionais e de renda que os homens.

Educação Superior; Pandemia; Educação remota; Gênero; Direitos

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