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Engajamento de stakeholders e seu efeito no desempenho de uma política pública de Educação

Stakeholder engagement and its effect on the performance of a public Education policy

La participación de los actores y su efecto en el desempeño de una política pública de Educación

Resumo

O engajamento de stakeholders tem sido apontado como uma ferramenta importante de gestão para organizações públicas e privadas. Embora as pesquisas avancem na discussão dos efeitos do engajamento em diferentes contextos públicos, a compreensão de seu efeito no desempenho de políticas públicas de Educação ainda é limitada. Os estudos também carecem de uma orientação clara sobre qual nível de engajamento é capaz de gerar percepções mais favoráveis de desempenho. Este estudo contribui com essas questões ao analisar o efeito de diferentes níveis de engajamento de stakeholders sobre a percepção de desempenho de uma política pública de Educação do Campo. A pesquisa foi realizada com três grupos de stakeholders da política pública COMDECampo que visa melhorar a Educação do Campo. Os resultados indicam que os níveis de engajamento transacional, transitório e transformacional afetam positivamente a percepção de desempenho. Além disso, quanto maior é o nível do engajamento, maior é a percepção de desempenho da política pública.

Teoria dos Stakeholders; Educação; Desempenho; Política Pública; Engajamento

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