Acessibilidade / Reportar erro

Evasão e permanência: a experiência de um curso de especialização para professores em contexto remoto

Evasion and permanence: the experience of a specialization class for teachers in a remote context

Evasión y permanencia: la experiencia de un curso de especialización para profesores en un contexto remoto

Resumo

O presente artigo tem a como objetivo identificar as trajetórias acadêmica e profissional de egressos do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica ofertado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Cespeb/UFRJ), investigando as causas de evasão e permanência no curso, inferindo se suas motivações estiveram relacionadas à qualidade acadêmica do curso e ainda, ao impacto do formato remoto durante a pandemia de Covid-19, quando o curso se desenvolveu. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa e de natureza descritiva, na perspectiva teórica da pedagogia crítica, que aborda as políticas educacionais em estreita relação com as realidades sociais e econômicas que atravessam os sujeitos históricos na materialidade de tais políticas. Como conclusão destacamos a importância de cursos de especialização para a formação continuada de professores da Educação Básica, na centralidade de se estabelecer uma relação profícua entre escola e universidade de forma dialógica e horizontal, onde os saberes e práticas mobilizados se consubstanciam em novas possibilidades didáticas para os docentes formados.

Pós-graduação Lato Sensu; Evasão; Permanência; Cespeb/UFRJ

Fundação CESGRANRIO Revista Ensaio, Rua Santa Alexandrina 1011, Rio Comprido, 20261-903 , Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: + 55 21 2103 9600 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: ensaio@cesgranrio.org.br