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A EJA no Rio Grande do Norte: desafios e limites a partir dos resultados do Plano Nacional de Educação 2014–2024

The Adult and Youth Education in Rio Grande do Norte: challenges and limits from results of the National Education Plan 2014–2024

La Educación de Jóvenes y Adultos en Rio Grande do Norte: desafíos y límites de los resultados del Plan Nacional de Educación 2014–2024

Resumo

Estudo da configuração da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Rio Grande do Norte (RN), tendo referência nas metas e estratégias do Plano Nacional de Educação (2014–2024). Estudo exploratório que utiliza a análise documental do Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento do PNE, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep), um cotejamento das matrículas efetivadas na EJA, conforme os registros dos Censos Escolares, e o dimensionamento da demanda potencial da EJA, a partir do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica - IBGE (2022). A leitura e análise dos dados dialogam com estudos no campo das políticas públicas para a EJA, indicando a manutenção de um movimento de negação do acesso ao direito à Educação no RN, para a população acima dos 15 anos de idade que pretende iniciar ou retomar os estudos a fim de concluir a Educação Básica, expressa na tendência decrescente de matrícula na modalidade EJA, fenômeno também presente em nível nacional.

Educação de Jovens e Adultos; Políticas Educacionais; Plano Nacional de Educação; Rio Grande do Norte

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