•fazer um levantamento de hipóteses anteriores, a partir do conhecimento prévio que o grupo-escola já possui, para as situações mais problemáticas vivenciadas pela população e, por conseguinte, das possíveis temáticas que a comunidade provavelmente abordará na pesquisa; |
Explorar as falas sobre questões de caráter sociocultural do cotidiano do aluno e da comunidade. |
•relacionar às hipóteses prévias, os aspectos que contextualizarão as observações e entrevistas, tais como ambiente, topografia, vestuário, religiosidade, hábitos, nível socioeconômico etc.; [...] |
•evitar se satisfazer com respostas genéricas – “a culpa é dos políticos, do sistema social etc.”–, procurando convergir para situações concretas em que o entrevistado explicita como ele entende que esse “sistema” ou modelo político se faz presente de forma efetiva naquele cotidiano específico e concreto; [..] |
Considerar o registro da fala do entrevistado, com o mínimo de interferência das concepções do professor. |
•identificar o espaço e as atividades observadas, para perceber o seu significado para os envolvidos, procurando penetrar em seus contextos – é preciso priorizar situações que causem espécie aos pesquisadores, que apresentem dificuldades de compreensão ao serem olhados de forma distanciada, superando admirações e rejeições primárias; [...] |
Dar ênfase ao olhar coletivo sobre as problemáticas da comunidade. |
Dar ênfase às questões socioculturais. |
•fazer também referência aos silêncios da entrevista, às respostas dúbias, ao titubeio e recusas propiciados pelo clima da conversa in off (SILVA, 2004, p. 433–434). |
Envolver os diversos grupos constituintes da comunidade escolar. |
a)Pedir aos alunos que façam um estudo da escola (dados estatísticos, onde se localiza, qual a característica geral dos alunos que lá estudam, quando foi fundada, como é o entorno onde a escola está localizada etc.). |
Possibilitar a fala livre dos alunos a respeito da visão de mundo que eles têm sobre os problemas socioculturais. |
b)Pedir aos alunos que façam um estudo do bairro/rua onde moram. Levantamento de características gerais, encontradas nos órgãos oficiais. Também pedir que eles conversem com as pessoas mais antigas do bairro para que elas relatem como era no passado e como é agora. Entrevistar pessoas que moram há menos tempo e jovens para dizer o que acham do bairro. Líderes comunitários podem ser incluídos nessa investigação. |
Solicitar aos alunos um estudo sobre as características do bairro e das pessoas que nele vivem. |
c)Entrevistar os alunos, gravando as conversas e/ou fazendo anotações em um caderno. (LAMBACH, 2013, p. 351–352) |
Utilizar diferentes instrumentos (questionário, entrevista, discussão em grupo etc.). |