Os rankings acadêmicos constituem um assunto controverso no ensino superior. No entanto, apesar de todas as críticas, os rankings parecem estar aqui para ficar e cada vez mais diferentes intervenientes os utilizam para obter informações sobre o desempenho das instituições de ensino. Os dois rankings mais conhecidos, o do The Times e o da Universidade JIAO Tong de Xangai, apresentam metodologias diferentes. No ranking apresentado pelo The Times a classificação é baseada em análise pelos pares, enquanto o de Xangai tem apenas indicadores quantitativos e baseia-se principalmente em resultados de investigação. Na Alemanha, o ranking CHE usa uma metodologia diferente dos rankings tradicionais, permitindo aos utilizadores escolher os critérios e os pesos. As instituições de ensino superior portuguesas apresentam um desempenho inferior aos seus pares europeus. O Governo acredita que um ranking acadêmico poderia melhorar tanto o desempenho como a competitividade entre as instituições. O objetivo deste trabalho é analisar as vantagens e os problemas dos rankings acadêmicos e fornecer orientações para um novo ranking português.
Rankings acadêmicos; CHE; Ensino superior; Avaliação de desempenho; Portugal; Xangai; THES