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Políticas públicas de Educação para a paz. Interpretação desde a esfera colombiana

Resumo

Este artigo apresenta uma interpretação das políticas públicas em matéria de Educação para a paz. Para tanto, por meio da análise de fontes documentais e do contexto, inicialmente é relembrado o fundamento filosófico que dá conta da condição humana, como seres políticos em relação. Em seguida, traz-se à tona a teoria das políticas públicas em geral e, a seguir, mostram-se detalhadamente as vicissitudes de sua aplicação ao caso específico colombiano em termos de Educação para a paz. O texto culmina com algumas reflexões que dão conta de pontos críticos, encontros e desentendimentos. Desta forma, chama-se a atenção para o fato de que, numa perspectiva republicana democrática, as transformações não dependem apenas dos movimentos da política regular, mas que a Educação para a paz, como política pública, é um compromisso social amplo, participativo, em que todos se unem com um propósito comum.

Educação; Paz; Educação para a Paz; Cultura de Paz; Políticas Públicas; Colômbia

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