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Educação inclusiva nas universidades: a experiência dos países da União Europeia e as perspectivas de desenvolvimento na Ucrânia

Resumo

A Educação inclusiva é um aspecto fundamental do sistema educativo moderno que visa garantir a igualdade de acesso à Educação para todas as pessoas, independentemente das suas necessidades individuais. A tolerância na sociedade desempenha um papel importante no sucesso da Educação inclusiva porque promove o respeito pela diversidade e a compreensão dos outros. O sistema de Ensino Superior ucraniano não está totalmente preparado para estudantes com necessidades especiais. Portanto, o objetivo desta pesquisa é estudar as práticas mundiais de adaptação de alunos com deficiência ao estudo em universidades, a fim de implementar e melhorar a educação inclusiva nas universidades. No decorrer do estudo, foram delineados os princípios conceptuais da organização da Educação inclusiva nas instituições de Ensino Superior da União Europeia (UE). Além disso, com a ajuda do método sociológico de investigação, foram investigados o nível de tolerância aos alunos com necessidades especiais e o impacto da criação de um ambiente de aprendizagem tolerante na obtenção do Ensino Superior por alunos com deficiência. Como resultado, foram desenvolvidas direções para a implementação do paradigma inclusivo nas universidades modernas da Ucrânia. Este artigo será útil para professores, profissionais, bem como para todos os interessados no estudo da inclusão e na sua concretização na sociedade.

Ensino Superior; Educação Inclusiva; Tolerância; Ensino Superior Inclusivo

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